English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A SOMBRA E A ESCURIDÃO - LEÕES ASSASSINOS DE TSAVO


Em 1898 tentando escoar o comércio de marfim no Quênia, a Inglaterra resolveu fazer uma ferrovia e uma ponte tentando ligar Mombança no quênia à Campala em Uganda, contudo na região do rio Tsavo a obra teve que parar.

Mais de 135 trabalahadores foram mortos por uma dupla de leões, chamados de Leões de Tsavo, estes eram leões sem juba (fato muito raro). A cada dia era registrado mais de uma morte, com o tempo os trabalhadores locais fugiram considerando os dois felinos como espiritos vingativos ou demônios que vieram lhes matar. Então a obra parou.

 O mundo girava e a ferrovia tinha que ser construída, mas antes, as feras deveriam ser abatidas.


O engenheiro chefe Jhon Henry Patterson, tinha uma missão muito difícil em mãos. Por uma lado a cobrança sobre o atraso da ferrovia, e de outro ele próprio teria que eliminar os monstros caçadores.
O ACAMPAMENTO

Como diziam os moradores locais estes leões não eram normais, eram monstros. Segundo relatos os leões atacavam como humanos, de forma inteligente. Teve casos em que um deles chamava a atenção dos homens para um determinado local , enquanto o outro atacava num local  desprotegido. 

Havia perigo tanto de dia quanto de noite, muitos foram atacados enquanto trabalhavam, e muitos eram atacados de noite enquanto dormiam, eram retirados de suas barracas e arrastados para a toca das duas feras deixando pelo caminho um rastro vermelho de sangue. contam que o pior eram os gritos. E de fato há um pouco de verdade nessa acusação, pois os leões arrastavam suas vítimas aos berros e começavam a devorar pelos pés, pois é!
A TOCA
Eram leões diferentes que se alimentavam das vítimas enquanto elas ainda estavam vivas. Para se ter uma idéia, foram encontrados na toca dos leões diversas ossadas humanas que após análise vieram a revelar que as vítimas eram primeiramente devoradas pelos pés, enquanto ainda estavam vivas. Os gritos ecoavam pela selva e muitos operários ouviam chorando a lamentação da vítima.

Jhon após várias e falhas tentativas, conseguiu abater o primeiro leão em 9 de Dezembro de 1898 e o segundo somente três semanas depois. O primeiro leão media (pasmem) mais de 3  metros do focinho ao final da calda e foram necessários mais de 8 homens para trazer o monstro até o acampamento. Logo após, a equipe de construção retornou e terminaram a ponte em fevereiro de 1899.

O debate continua sobre a razão por que os leões de Tsavo tornaram-se comedores de homens. Alguns sustentam que na década de 1890, um surto de peste bovina doença matou milhões de zebras, gazelas e animais selvagens no continente Africano, deste modo os Leões tiveram que procurar outro lugar para alimentar, e os ataques à seres humanos aumentou em todo o continente.

Exame forense de crânios do leão "mostra que o" primeiro leão "sofreu um abcesso grave da parte inferior do canino direito que teria impedido de matar presas grandes. Os 3000 trabalhadores ferroviários que montaram acampamento em território tornaram-se  uma alternativa alimentar para o predador.

Indo para o museu

Após a conclusão da ferrovia, Patterson tornou-se chefe do jogo diretor no Quênia e mais tarde serviu com o exército britânico na Primeira Guerra Mundial, publicou quatro livros e lecionou amplamente em suas aventuras. Depois de falar no The Field Museum, em 1924, Patterson vendeu ao museu as peles e crânios de leão pela soma então considerável de US $ 5.000.

As peles chegaram em estado quase perfeito - tinham sido tapetes troféu para um quarto de século! As peles também foram manchadas por ferimentos a bala e arranhões de espinhos. Museu taxidermista Julius Friesser fez um trabalho extraordinário criando as montagens em vida como você pode ver no Museu clicando AQUI.

O fato dos leões não possuírem juba se dá pelo fator sobrevivência, pois devido ao alto grau de dificuldade de alimentos na época e à alta temperatura do local, para a espécie possuir juba sob aquelas condições seria um luxo desmedido e pouco viável para a espécie.



O nome sombra e escuridão foi dado pelos ingleses e derivaram da palavra  shaitaini que significa (demônios da noite).

Holywood fez uma adaptação para o cinema que chama "A sombra e a Escuridão". Um ótimo filme.
DANDO CORPO ÀS PELES
UMA DAS ARMADILHAS
A TOCA HOJE
TRABALHADORES DA ÉPOCA
A PONTE HOJE
A FERROVIA
HOJE
LEÃO MORTO
ACAMPAMENTO DE CAÇA
ARMADILHA FALHA
JHON



6 comentários:

  1. História muito interessante, e, como você disse, o filme com Michael Douglas e Val Kilmer é uma ótima dica. O fato de os leões devorarem as vítimas começando pelos pés é, digamos, "normal" para os raros casos em que leões ou outros grandes felinos abateram e se alimentaram de seres humanos. A cooperação de dois leões machos, por outro lado, tem poucos precedentes. Como sabe quem lia muito sobre bichos quando pequeno (incluo-me!), na natureza poucos leões machos chegam à idade adulta, já que a organização social típica da espécie é um grupo com várias fêmeas e apenas um macho dominante. Só os mais fortes conquistam um harém e um território, a maioria morre de fome ou é morta por leões adultos entre os dois e os três anos de idade. Tudo indica que, nesse caso, dois leões, talvez irmãos, que não conseguiram companheiras nem território, tenham, em seu esforço para sobreviver, desenvolvido esse método particular de caça em cooperação, e, depois de descobrirem que os humanos correm menos que os antílopes e não se defendem tão bem quanto os javalis, tenham acabado se especializando em caçá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcos bom velo aqui novamente. Abraços. Realmente houve uma disfunção no eco-sistema para que esses leões efetuassem os ataques. Com certeza. A sua teoria é sem dúvida relevante (Manda um curriculum para o Discovery chanel hehehe). Eu também gostava muito dos vídeos dos animais na tv, são bem instrutivos. Foi uma evolução no método de caça, por sobrevivência. Já para os habitantes do local eles eram demônios da selva. Fala aí: eles mereciam o título não é?

      Excluir
  2. Descobri que era uma história rela na 1ª vez que assisti ao filme! É muito bom e a história é muito boa. ME lembrei inclusive de outra postagem interessantíssima e real que vi aqui no QUERO MEDO. É sobre a Besta de Gevaudan, história contada no filme francês "O Pacto dos Lobos". Muito bom tambem.

    ResponderExcluir
  3. É estranho,porque foram necessário vários tiros para matá-los!.E de cabina,armas potentes.

    ResponderExcluir
  4. queria ver o filme completo mas nao consigo como fasso por favor

    ResponderExcluir