English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

ILUSTRAÇÕES INFANTIS ASSUSTADORAS

Olá como vão todos? Espero que muito bem!

Pessoal, não é segredo algum a bizarrice dos japoneses, não é? Particularmente adoro  a cultura oriental e se fosse para visitar outro país o Japão seria, com certeza, o primeiro. Adoraria ao menos passar na frente da BIG N uma única  vez :) . Quem sabe um dia!

Mas esse não é o assunto. O assunto aqui é a particular bizarrice que o povo nipônico apresenta ao mundo em mangás, filmes, quadrinhos e desenhos. É uma particularidade, ao meu ver, bem vinda pois remete ao gênero do terror uma infinda gama de possibilidades criativas e originais.

Parte dessa criatividade, como podem ver, está expressa nas ilustrações de um livro infantil de 1970 feitas pelo artista Gōjin Ishihara. As gravuras são bem bacanas e vale a pena o seu clique. Algumas, ou a maioria, não deveria nem chegar perto de crianças, mas lá na terra do sol nascente foram feitas para elas. Vai entender!









































10 comentários:

  1. Adorei! ^^
    Interessante notar que no Japão o famoso Naruto é, sim, censurado, sendo exibido no horário certo para o público certo, após as 20:00 (se eu não estiver errado). E na hora de distribuir para o ocidente ele é censurado para se tornar um produto livre (mesmo permanecendo como um produto impróprio por conter violência e outros detalhes que o público infantil, regado a Bob Esponja e outros desenhos non-sense que deixariam qualquer adulto sério pirado0. Sério que ninguém nunca notou isso? E eles ainda picotam bons produtos para liberar a censura! O.õ
    A visão de censura, como se diz desde a época da ditadura, é burra. Depende de costumes e cultura, sendo que, pelas imagens apresentadas aqui, elas devem ser aquelas histórias contadas para amedrontar crianças para que elas não façam coisas erradas. Afinal, alguém aí já leu as verdadeiras histórias dos contos de fadas tão divulgados pela Disney que deturpou o terror original? Aquelas histórias não eram para crianças, estão também não são realmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Victorio, como vai? Espero que bem! Realmente é fato essa diferença da censura entre países como Brasil e Japão e como você disse quem perde somos nós que assistimos um apanhado de cortes. É realmente frustrante. Quanto a postagem. Sem dúvida que remete a histórias antigas voltadas para amedrontar crianças. Adoro elas! rss. Já sobre os contos de fada, realmente as primeiras obras não são para crianças. Andei lendo alguns. A coisa é feia. Possivelmente merecerá uma postagem posterior. quanto a sua dica de postagem estou trabalhando nela (obrigado). Grande abraço e volte sempre! Até breve.

      Excluir
  2. lol q imagens legais, quem é aquela garotinha e.e não reconheci eu sei os outros menso essa garotinha =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela que está dependurada? Se for. Eu também não sei. Mas parece ser assustadora. Vou tentar descobrir algo. Júnior Grande abraço e valeu pelo apoio. Até breve.

      Excluir
  3. Que o diga dragon ball. É cheio de cenas picantes com os personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe picantes nisso. Realmente bem explorado. Abraços ;)

      Excluir
  4. Bom, cheguei agora, mas creio que aqui eu possa dar uma ajudinha...
    Esse livro na verdade se chama "Nihon no shinwa no hon" (Livro Ilustrados de Lendas Japonesas), e é dividido em Três Livros: Nihon no monsuta zukan (Livro Ilustrado dos Monstros Japoneses), Nihon no oni no ehon ("Livro Ilustrados dos Demônios Japoneses) e Jigoku no ehon ("Livro Ilustrado dos Infernos) e fala sobre diversas lendas da mitologia japonesa de várias épocas...

    O fato de vários monstros se parecerem com o Anime (não desenho, mas Anime) Inu-Yasha (Segoku Otogi Zoshi Inuyasha), é que a proposta desse anime é baseada na lenda das "Jóia das Quatro Almas" (Shinkon no Atama), que é uma espécie de Lenda contada no japão, onde vários "Yokais" (Espíritos) e "Monsutãs" (Termo genérico para "monstro", que abrange desde mortos-vivos até demonios e monstros em si (como o SLender Man e o Bicho Papão)) da mitologia japonesa aparecem (quase a mesma proposta de muitas histórias gregas, tais como A Odisseia)

    Monstros das Imagens:
    1º Kappa (Diabo do Rio)
    2º Kyubi No Kitsune (Raposa de Nove Caudas)
    3º Baku (Chimera Devoradora de Sonhos)
    4° Yurei (Fantasma)
    5º Yamasei (Diabo da Montanha)
    6º Rashomon no Oni (Demonio de Rashomon Gate. Pelo que sei "Rashomon Gate" era um portão que guardava a entrada de um templo ou palácio na cidade de Heian-Ko, pelo que sei é um conto japones, datado de 1908)
    7º Nure-Onna (Mulher Sepente)
    8º Kurikaeshi no jigoku (Inferno da Repetição)
    9º Shōnetsu jigoku (Inferno Ardente)
    10º Tōyō no akuryō (Não sei a tradução, mas é algo como "Demônios Comuns")
    11º Jorõgumo, ou "Jirai Gumo" (Demônio Aranha (Lloth de Forgotten Realms), mas a tradução aranha seria (sério mesmo!) "Aranha Prostituta")
    12º Akuma no gaikan (A aparição de Satan)
    13º Gorugon (Górgona)
    14º a 21º Não conheço, mas parece ser algum tipo de quadrinho bizarro
    22º Kubire Oni (Demônio Estrangulador)
    23º a 25º Também desconheço e creio que seja algum quadrinho bizarro
    Rokurokubi (Mulher de pescoço Longo)
    26º Onmaraki (Demônio Pássaro)
    27º Nekomata (Demônio Gato)
    28º Tengu (Duendes da mitologia japonesa com traços aviários, mas o velho com nariz grande é bem conhecido entre a maioria que sabe um pouco sobre mitologia japonesa)
    29º Tenjo-Sagari (Habitante do Sotão)
    30º Enma Dai-O (Rei do Inferno)
    31º Wara (Chimera Habitante da Montanha).

    Como obviamente a postagem já ficou bem grande, não vou falar sobre cada monstro em particular (eu conheço algumas dessas lendas), mas quem sabe posso mandar para vocês (queromedo) para uma postagem futura...

    ResponderExcluir
  5. Olá, J Victor! tudo bem?

    Gostei muito deste artigo e queria pedir tua autorização para publicar o texto acima, de tua autoria, dando-te o devido crédito, é claro, mais 5 imagens, linkando o teu blog a seguir para quem quiser ver mais imagens.

    Meu blog é o http://ocontornodasombra.blogspot.com.br/

    Se não for possível, agradeço da mesma maneira, abraço e continue o bom trabalho!

    Hélio

    ResponderExcluir