English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

ZUMBIS


Caro leitor(a)...

Imagine...

Seus olhos abrem...Tudo está tão escuro e abafado...O cheiro de flores é nauseante e você está cercado delas, a maioria cravos. Sim! Cravos de defunto. O lugar é estreito, você tenta virar-se, mas mal consegue se mexer; não há espaço. Algum inseto peludo passa sobre seu rosto, você estremece como nunca. Desesperadamente força as laterais daquele desconhecido local até seus dedos estalarem, a agonia aumenta, a dor, o cheiro e a umidade lhe atormentam. Você usa o resto da sua pouca força e de algum modo consegue empurrar a parte superior frente ao seu rosto. Uma suave luz adentra pela fresta que com seu esforço, aos poucos aumenta. Está chovendo, a água lava-lhe a face. Enfim você entende que estava preso em um caixão. Percebe então que você não está em um cemitério, mas sim em um local repleto de tochas. Pessoas dançam. Um homem vem em sua direção, cantando e assopra um tipo de pó em seu rosto, faz você beber um líquido amargo. E lhe diz : Bem vindo de volta a vida amigo, agora você é um Zumbi. 

Parece até legal pensando assim: Morri, mas voltei a viver, sou sortudo... e agora...Não...Não...

Agora você vai pagar pelo que fez, seus pecados devem ser esmerilhados e você se tornará um escravo. Acredite! Isso é real, existem muitos casos iguais a esse em todo Haiti. Todos que passaram por isso se tornaram escravos, até mesmo de familiares. E quer saber o pior? Você nem vai reclamar!

Diversos são os relatos, clique abaixo para prosseguir.


Essa postagem refere-se à enquete realizada no blog durante alguns meses e como vocês escolheram (em dose dupla) a primeira será sobre zumbis e a segunda que editarei daqui algumas semanas será sobre o Apocalipse. Explanarei o termo de forma mais genérica, não somente apontarei sobre os zumbis atuais, como também indicarei sua origem e alguns casos incríveis e reais como no epílogo acima.
A enquete finalizada
Agora voltando ao caso descrito no início da postagem, pode até parecer loucura, mas aquela situação que pedi para vocês imaginarem realmente aconteceu e o nome do primeiro zumbi documentado era Clarvius Narcisse.

Entendam o ocorrido:

Clarvius nasceu, cresceu, morreu e foi enterrado na vila L'Éstere no Haiti. Até aqui tudo normal, morrer faz parte da vida do homem... Mas para a surpresa de todos, duas décadas depois, o sujeito reaparece (exatamente em 1980).


Sua história era incrivelmente confusa e assustadora. Dizia que em seu velório podia ouvir o choro dos presentes, a lamentação de sua família inclusive de sua irmã, com quem vivia. Mas não podia mexer um músculo sequer, estava, como dizem os termos médicos; catatônico. Tentava conversar dizer que estava vivo e que as flores o estava sufocando, pois era alérgico. Não conseguia, relata que aquela foi a pior sensação por qual já passara.

Clarvius Narcisse
Narcisse na sua sepultura
Mas como foi parar ali? Como morrera?

Segundo os depoimentos, não fazia idéia. Mas havia uma dúvida. Na cidade, no caminho de volta para casa Clarvius se deparou com um vendedor que ao lhe mostrar alguns tecidos assoprou uma espécie de pó em seu rosto e, segundo ele, foi a partir daquele momento que começou a se sentir mal e não foi preciso mais que seis horas para o declararem morto.

Se o velório foi difícil, imagina o enterro. O pobre Haitiano sofreu mais essa agonia. Não foi fácil. Ele não conseguiu mensurar a quantidade de tempo que ficou enterrado, para ele pareceram dias, mas poderia ser menos, devido à gravidade da situação.

Foi acordado também de forma surpreendente. Após estranhas pessoas subirem seu caixão e destampa-lo sob a chuva, Clarvius foi recepcionado por uma espécie de feiticeiro que lançou-lhe um denso pó sobre o rosto e o fez beber um líquido viscoso e amargo, esse mesmo feiticeiro o fez trabalhar sete anos como escravo em uma fazenda. Explicou que Clarvius havia sido trazido da morte e aquela era uma punição pelos atos que cometera.

Ritual Vodu
Agora...Ele era um zumbi e deveria obedecer.

Duas perguntas para um melhor entendimento:

O que é um zumbi?

O Zumbi surgiu do vodu Afro-Caribenho e representa um ser-humano, nem morto, nem vivo, que são controlados por um poderoso feiticeiro. Essa cultura não é particularmente do Haiti ela também se espalha por países como Brasil, México, angola entre outros. Contemporaneamente representada na cultura Trash e muito bem introduzida na arte cinematográfica estadunidense pelo grande mestre George Homero (Recomendo qualquer filme dele).  

Mas porque o pobre Haitiano não fugiu posteriormente?  

Esse sujeito ao lado é um antropólogo e etnobotânico chamado Wade Davis. Ele estudou de perto o caso relatado e escreveu dois livros sobre o zumbis Haitianos. Segundo ele o estado de aparente morte pode ser atingido por drogas psicoativas. Através de seus estudos, chegou a  conclusão  que o pó que fazia as pessoas entrarem em estado catatônico eram possivelmente (Bufotoxina) retirada de sapos venenosos e a (Tetrodoxina) retirada do venenoso e famoso peixe Baiacu. A contaminação acontecia pela alimentação ou por pequenas lacerações realizadas na vítima, tudo muito rápido e indolor. Posteriormente o mestre vodu mantinha a vítima em estado de transe durante anos através da ingestão de uma droga fabricada a partir de uma planta chamada Datura.

Datura
Contudo, essa teoria nunca foi bem aceita no meio científico, as opiniões contrárias dizem que o efeito da tetrodoxina não seria o apresentado pelos zumbis vodus. Se a comunidade científica não crê a vodu até ataca, veja o que falou à rede BBC um mestre após ser indagado sobre as teorias de Wade.

“A ele falta muito para desvendar o segredo dos deuses”


Outra coisa importante de ser lembrada é que no Haiti os enterros acontecem mais rapidamente e esse seria um dos argumentos para a funcionalidade das drogas psicoativas.

O interessante é que nos relatos do Zumbi haitiano ele não lembra de ter comido, um dia sequer, somente lhe era servido um líquido amargo. Disse também que no local havia mais pessoas no mesmo estado que ele e que também regressaram após a morte do mestre vodu. Outro de seus relatos que surpreende é o qual diz que o feiticeiro roubou a sua alma, ele podia vê-la ao lado do mestre , mas não poderia tomá-la de volta e só a recuperou com  a morte do algoz.


Um caso semelhante e também relatado ocorreu algumas décadas antes, em 1937, a também haitiana Felícia Felix-Mentor foi encontrada por seu marido vagando pelas ruas de uma cidade haitiana.

Não tem nada demais nisso!

Não tem?
...

Um detalhe: elá já havia sido sepultada há mais de 30 anos. Quando encontrada aparentava estar drogada e não se lembrava de nada após a sua morte. Gente! São 30 anos sem registro algum.

A verdade para o vodu é que o fato de tornar-se um Zumbi é uma punição extremamente humilhante e só ocorre caso a pessoa tenha quebrado regras sagradas, ninguém é transformado em zumbi a esmo, geralmente o infeliz que  é acometido transgrediu os estritos códigos vodu e, quando isso acontece, os transgressores são julgados em um secretíssimo tribunal religioso. Se o réu for julgado culpado, a corte vodu determina que  o pó vodu seja imediatamente espalhada sobre o acusado, afim de que este pague os seus crimes.

Este tipo de Zumbi é conhecido como Zumbi-Haitiano e muitos casos já foram descritos na história e muitos mais se perderam no tempo. Mas a verdade é que alguma coisa existe. Seria química? sobrenatural? O que acha?


O zumbi haitiano é um tipo de zumbi um pouco diferente do que estamos acostumados a ver, aqueles que vemos hoje em dia são classificados como "zumbis-virais" e cujo alguns cientistas os encaixam numa linha de estudo chamada: "Zumbinismo".

Zumbinismo. Que coisa é essa?

No dicionário significa "Mania de sair a noite; como um zumbi" Termo bem interessante. Mas dentro da ciência ele se define de modo diferente. Seria um termo, mais ou menos assim: "seria o modo como um individuo ou grupo quimicamente ou viralmente manipulados age em desordem ou descontrole mental, física e social interagindo e afligindo ao meio o contrário à ordem natural dos seres, ou seja, a perpetuação da espécie"

Entenderam?

Pensaram o mesmo que eu?

"Apocalipse Zumbi" Isso mesmo! Só que em termos Nerd.


Essa nova terminologia cientifica está voltada, hoje em dia, quase completamente para a zoobotânica, contudo suas disseminações podem muito bem logo serem direcionadas para os homens. 

Observem a Figura:


Podem notar algo diferente nessa formiga, não é?

Ela tem uma espécie de chifre enorme em sua cabeça. E vou te falar: Ela não nasceu com isso.

Isso é um fungo que cresceu em sua cabeça a transformando numa espécie de "Formiga Zumbi". Sim! Isso é verdade! Esse fungo é tão poderoso que consegue modificar as atitudes do seu hospedeiro de tal maneira que essa formiga pode atacar seres da mesma espécie, deixar de alimentar-se e... O pior : Essa formiga está morta. Vejam que elá está com a mandíbula presa na folha. Mas não foi ela quem quis se prender ali; foi o fungo. Todos os insetos infectados morrem assim, para que o fungo possa se alastrar pela folha e novamente infectar outros insetos, num ciclo infindo.

Legal, não é?

Vejam este outro exemplo.

Você sabe o que é "desordem de colapso da colônia"?

Não?...Vou tentar explicar.

Estão vendo essa abelha:


Ela tem algo estranho em seu adomem. Essa é uma larva da mosca Apocephalus borealis parasita, essa larva, através de alterações químicas consegue provocar na abelha infectada um grau raro de zumbinismo, onde a mesma perde total orientação, pode infectar outros indivíduos dentro da colmeia, perde as necessidades elementares, como alimentação e procriação além disso torna-se totalmente ineficaz num meio social como o das abelhas. Em 2006 no sul da califórnia e Dakota do Sul nos E.U.A houve um surto tão grande desses parasitas que dizimou nestas áreas toda a população de abelhas domésticas, um verdadeiro apocalipse. O fato foi tão alarmante que se cogitou em alguns meios um futuro fim para a espécie. Claro que isso afetaria toda a humanidade, pois como sabemos as abelhas são excelentes polonizadoras e muito importante no eco-sistema. Por sorte o surto se estabilizou (ainda sem explicação), mas a apicultura naquela região ainda encontra-se bastante fragilizada.

Existe também um protozoário chamado "Toxoplasma gondii" que parece dedicar-se somente em matar seu hospedeiro. Ele infecta geralmente pássaros e ratos e através de processos químicos consegue fazer com que sua vítima tenha vontade de estar em locais perigosos e arriscar sua vida. Esse protozoário só se reproduz no intestino dos gatos. Então quando você ver seu gatinho com um rato ou pássaro na boca não tenha tanta certeza da origem. E muito menos ache bonitinho o passarinho que pousa em sua janela, inofensivo, na verdade; ele só quer morrer.

Toxoplasma Gondii
O pior você não sabe! A maioria dos homens tem um pouco dessa porcaria dentro dele. É o mesmo protozoário que transmite a toxoplasmose. Você vai olhar seu gato de outra maneira a partir de hoje. Pode ter certeza.

Através destes exemplos estou querendo mostrar como poderia ocorrer um surto de zumbinismo entre os homens. Por fazer parte do eco-sistema o homem está sujeito e sempre esteve às suas modificações e adequações, embora seja um ser racional, está suscetível à diversas pragas e doenças, como nossa história não deixa mentir.

Digamos que um certo tipo de fungo ou vírus venha a infectar a humanidade e transforma-los em seres parecidos com aquelas formigas. Isso seria possível?

Segundo cientistas existe sim a possibilidade de um apocalipse zumbi, mas seria muito improvável. Segundo análises reais de zumbinismo na natureza, o fato seria quase impossível, pois se sofrêssemos um ataque de fungos a quantidade teria que ser absurdamente gigantesca e além disso os antibióticos atuais dariam conta do recado.

O que poderia piorar seria se o fungo fosse acoplado em algum vírus, aí sim a disseminação poderia ser mais rápida e de difícil tratamento. Contudo os cientistas desanimam os entusiastas afirmando que tal vírus não existe e mesmo que seja criado em laboratório, seria quase impossível uma adequação dessas proporções, pois o ambiente é hostil e ele precisaria de milhares de anos de evolução para conseguir concretizar o "Apocalipse Zumbi"

Existe também algumas drogas que fazem um ser idiota cometer idiotices ainda maiores. Eu não vou falar delas, pois elas não transformam ninguém em zumbis. Simplesmente são porcarias utilizadas por pessoas estúpidas que não valorizam a vida alheia e muito menos a sua e não merecem nenhum espaço nesse humilde blog.

Como essa é uma postagem escolhida por vocês, ela ficou um pouco maior. Vocês merecem! E obrigado por participarem da enquete. Grande abraço e até breve...Vai demorar um pouco, pois meus dedos fizeram até bolhas de tanto escrever :) .

Documentário sobre os zumbis Haitianos realizado pelo Discovery Science. Muito bom! Se não quiser ver tudo, vai direto para a parte 4.





      

21 comentários:

  1. lol q loco ein u.u poxa cara eu não aguentaria escrever isso tudo não kkkkkk o passarinho bonitinho que quer morrer... se for assim ja vi muitos deles hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Junior, como vai?
      Sinceramente eu vou te dizer; os dedos fizeram calos. Na verdade a matéria ficou maior pois vocês escolheram então quis dar uma caprichada. E quanto ao passarinho cara esses bichos são tudo suicidas heheheh . Grande abraço e volta sempre aí!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Janice. Tudo bom?
      Se eu te agradei já estou feliz!
      Grande abraço e a casa é sua!

      Excluir
  3. tai, eu nunca ouvi falar de uma real possibilidade de uma apocalipce zumbi mas fk feliz q exista:)
    coitado de vc,escrever td isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Carol coitado de mim, mas que bom que existem pessoas legais como você para ter paciência de ler. Valeu mesmo. Essa realidade existe mesmo, mas é bem improvável (ainda bem) Apocalipse Zumbi só nos cinemas. Espero! Grande Abraço e sua presença aqui é sempre importante!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Fala Franklin! Que bom que gostou. Isso já me deixa contente. Grande abraço e até breve. Valeu pelos comentários e sua presença aqui é valiosa.

      Excluir
  5. cara....isso é bizarro...um apocalipse zumbi..nunca imaginei assim '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe. Que bom que conheceu essa nova possibilida de extinção da raça humana aqui no QUERO MEDO. HEHEHE Valeu pela visita. Abraços.

      Excluir
  6. Adorei a matéria, simplesmente perfeita, coloquei essa página nos favoritos, muito boa. parabéns pelo ótimo trabalho.
    Grande abraço'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zecka. Obrigado pelos elogios e pela visita. É muito bom estar agradando. Essa matéria foi muito longa, cansei e pesquisei muito, mas no final está sendo recompensante. Valeu pelo comentário e favoritar. Abraços e volte sempre!

      Excluir
  7. Gostei bastante da matéria. Estava alheia a esse tipo de fungo e de coisas do vodu do Haiti. xD
    E parabéns pelo esforço porque deve ter custado muito escrever isso.

    Bem, já sou fã.
    Uma Fã de Portugal aqui está e continue as boas matérias ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia, como vai? Fico feliz em agradar, realmente a matéria foi bem cansativa, mas já estou colhendo bons resultados e um deles é atrair pessoas simpáticas como você. O importante é o leitor se sentir bem e envolvido com o texto. Valeu pelos elogios e volte sempre que quiser aí da terra do bom vinho. Abraços!

      Excluir
  8. Conteúdo bem interessantes, grande parte deles eu ja conhecia em materiais separados, pois gosto muito de aprendizado e sou bem curioso, li cada linha, é um texto fantástico e completo, eu não acredito em apocalipse zoombie, da forma que a maioria ve uashaush mas a verdade é que cada fato desses sem seu ar de curiosidade :)

    Amei teu fórum !

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela matéria,gostei bastante!

    ResponderExcluir
  10. kara vc e foda valeu kara ,é um otimo trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  11. E eu que pensei que os zumbis queriam comer cérebros haha

    ResponderExcluir
  12. Caraca. Que interessante. QUERO MEDO É CULTURA.

    ResponderExcluir