English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

SÍNDROME DE COTARD

Olá como vão? Espero que ótimos!

A ficção pode realmente nos assustar, e muito não é? Basta assistir um bom filme, ler um livro ou um conto bem escrito e original que lá vamos nós olhar de canto de olho para ver se realmente estamos sozinhos na sala. Isso é bom porque deixamos de lado um pouco a realidade e entramos num mundo enevoado e desconhecido. Mas claro que isso é ficção e sabemos disso. O filme, o livro, o conto ou um curta metragem são expressão de arte, não são realidade, são criações humanas voltadas, no nosso caso em específico, para o gênero do terror, com a exímia função de provocar medo.

Realmente a ficção pode assustar, convenhamos. 

Agora vamos refletir o seguinte: Imagine a ficção tronando-se realidade. Imagine as sombras, as faces, os monstros que  assustaram você durante um filme fossem reais. Imagine... Não seria mais tão legal não é?

E se eu disser que existem pessoas que vivem essa realidade, mais especificamente voltadas para uma realidade de inexistência. Eles vivem, mas acham que estão mortos. Alguns acreditam ser almas penadas, já outros estão pagando sua existência no próprio inferno, contudo eles estão vivos, respiram, comem e bebem, mas sofrem de um raríssima síndrome chamada " Síndrome de Cotard".



Sejam bem-vindos os novos seguidores do blog Unreal, Nuclear Gilr, Nickolas e Cristina (Mamãe adora o terror também) e mais dois anônimos! Abraços. Clique abaixo para continuar lendo.

Essa estranha síndrome é também conhecida como "delírio de negação" e "delírio de negação de órgãos", pois um dos sintomas do individuo afetado é a negação de existência. Ele afirma estar morto e que seus órgãos internos estão paralisados e apodrecendo. Afirma também que familiares, amigos ou até locais como cidades e países não existem mais. Ele está perdido entre os vivos ou entre os mortos, sua realidade agora é pagar por seus pecados e sofrer gradativamente por toda a eternidade.

Madmoiselle X

Quem descobriu essa síndrome foi o  psiquiatra francês Jules Cotard em sua obra Du délire hypochondriaque dans une forme grave de la mélancolie auxieuse (Do delírio hipocondríaco sob uma forma grave de melancolia ansiosa) nesta obra ele narra o caso de uma paciente com pseudonimo de "Mademoiselle X". No caso a paciente dizia estar morta, afirmava não possuir cérebro  nervos, tórax, entranhas e seu coração não mais batia. Dizia também não haver nem Deus nem o diabo (Isso é comum hoje). Ela era eterna e viveria para sempre. O interessante é que ela sentia constantemente o fedor da putrefação de seus órgãos e teria que conviver com aquilo pela eternidade. Segundo os relatos ela dizia não precisar comer, beber ou ir ao banheiro. Seu intestino não mais funcionava. Era constantemente medicada e dopada em vista do alto risco qual sua síndrome lhe acarretava.


Jules Cotard

Outros relatos afirmam que os pacientes consentem não mais existir, são almas penadas vagantes por esse mundo agora inóspito e diferente. Fato bem explanado por um episódio mais recente ocorrido em 1990 na África do Sul. Um jovem após grave acidente retorna para seu país. Ele estava totalmente certo que havia sido levado para o inferno e que o espírito de sua mãe o guiava como um tour por aquele local de tormento e aflição. Dizia que seu corpo estava na escócia onde dormia num coma infindo.    


Como todos os sintomas da psiquiatria, não há sintomas únicos de uma só doença, sendo assim o "fenômeno de Cotard" pode ser descrito em Esquizofenias, em psicoses devido ao uso de drogas ou outras mais.

É curioso saber que existem realidades onde a ficção é real, ela existe e domina totalmente o ser em que habita. Então antes de tremer de susto assistindo um filme, pense que pode haver alguém por aí tremendo por viver dentro de um.

13 comentários:

  1. ja li sobre essa sindrome... é uma sindrome bem bisarra essa ein? imagino o que uma pessoa dessas faria pra demonstrar ser imortal e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Junior e esse é o perigo da loucura. Os atos são desmedidos pois como disse o Victorio ai abaixo eles vivem uma outra realidade. É absurdamente perigoso. Abraços.

      Excluir
  2. Escuto hoje pela primeira vez sobre esta síndrome.
    É muito doida.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que estou servindo para informar Janice e que bom que gostou. Realmente é uma Síndrome muito maluca. Dá medo pacas! Abraços.

      Excluir
  3. Para a mente a realidade não é real, ela pertence apenas a ela e a como ela quiser que seja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victorio como vai? Espero que bem. Concordo plenamente com você. Loucuras são realidades individuais. Abraços!

      Excluir
  4. Estava procurando imagens macabras e de repente sou redirecionado para este site,então decidi me aprofundar mais nos posts deste site e achei muito legal.A partir de hoje vou acessar sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel como vai? é um prazer te-lo aqui e que bom que gostou. a intenção é sempre agradar. Um grande abraço e volte sempre que quiser. :)

      Excluir
  5. Dhaegar é seu nome ele vem com a sombra da morte e em seus ombros repousa as maos de zalgo ele vem da noite sua voz proclama o fim em suas bocas repousa o anjo caido pois a noite adormecida recai sobre as almas dos mortos esquecidos


    ele vem...

    ResponderExcluir
  6. Oiii, como vai??? Estava procurando sobre deep web e achei esse site, depois comecei a ver o conteúdo e fiquei aqui a tarde toda kkkk adorei!! Parabéns, é um ótimo site!! Beijos

    Att,
    Carol

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi farar dessa síndrome é assustador. Mas adorei.

    ResponderExcluir
  8. Pura loucura, insanos merecem hospício.
    Uma pessoa dessas em sociedade só causariam problemas e riscos a vida dos outros por ser tão inconsequente.

    ResponderExcluir