English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

APOCALIPSE MAIA - O FIM DO MUNDO

Olá como vão? Espero que ótimos! :)

Bom pessoal, vamos falar de algo muito sério. O mundo vai acabar!


0.0

Assustou? Na verdade alguns dizem que irá mesmo e neste ano, mais precisamente no dia 21 de dezembro. Outros afirmam que será entre o dia 16 e 22 de dezembro. Existe uma certa discordância quanto a data, mas que muitas pessoas já estão se preparando para o surgimento da nova era (como vem sendo chamado esse momento) isso é a pura verdade. Acreditam que até  o Tom Cruise está construindo um abrigo subterrâneo em sua mansão? Os boatos dizem que sim, já a assessoria do ator diz que não. O que você acha?

Dizem que ele gastou cerca de dez milhões de dólares para construir um bunker em sua propriedade no colorado, veja como ficou:

Bunker

Casa













Mas o porquê de milhares de pessoas concordarem que realmente chegou o final dos tempos. O que levou a  isso?

Essa teoria do fim dos tempos surgiu em 1984 quando o americano José Arguelles publicou "O Fator Maia". Sua teoria abriria um leque questionável sobre o ciclo maia e diria que um novo ciclo estaria por começar. A hera dos homo-sapiens estaria no fim.




Na verdade a teoria do "apocalipse maia" inicia-se em duas vertentes distintas. Uma seria a de José Arguelles que definiu a data do apocalipse para 21 de dezembro apoiando-se no "calendário de longa contagem maia".

Mas como ele definiu isso?

Calendário de longa contagem

Bem, vou simplificar bastante para um melhor entendimento. Os maias possuíam diversos calendários, eles eram realmente obcecados pelo tempo. Houve uma época em que decidiram criar um calendário que marcasse toda a história, desde a criação do mundo e então criaram o "calendário de longa contagem". Este calendário é dividido em eras e é bem simples seu funcionamento. Vejam só:

Os maias tinham uma maneira diferente de contar, eles não usavam o sistema decimal, mas sim o sistema vigesimal (eles contavam também os dedos dos pés) então através de seus cálculos vigesimais a era dos homens se iniciou em 13 de agosto de 3114 a.C. que na contagem maia seria 13 b’ak’tuns. Vejam o que alguns estudiosos mais misticos resolveram fazer com isso.

Disseram "Se uma hera possuiu  13 b’ak’tuns a próxima também possuirá". E adivinhem qual o dia seria se somarmos 13 b’ak’tuns ao calendário de longa contagem? Exatamente 21 de dezembro de 2012. Foi definido pelos estudiosos mais acalorados pelo "apocalipse" que as eras seriam iguais, portanto o fim estava próximo. Contudo existe extrema discordância no meio por dois motivos. 

Em primeiro lugar a data de início da era atual não é 100% precisa, devido a complexidade da aritmética maia e em segundo lugar os astecas também dividiam o tempo em eras e elas não eram iguais, portanto seria inconclusivo definir que tais eras possuam a mesma quantidade de tempo para o povo maia.

Calendário Maia


Já a segunda vertente refere-se a uma inscrição do século VII, encontrada em um monumento no sítio arqueológico de Tortuguero, no estado de Tabasco, Sudeste do México, esta faz referência a uma data: 4 Ajaw 3 K’ank’in, segundo diversos arqueólogos a inscrição significaria, 21 de dezembro de 2012.

Pronto! É aqui que os entusiastas do "apocalipse maia" vão ao delírio. Mas segundo estudiosos e através da descoberta de novas placas no local, a inscrição não representa o fim do mundo, mas sim  a vinda de uma divindade para a terra "O Bolon Yokte", um importante Deus maia vinculado à criação e à guerra.

Bolon Yokte


O que podemos tirar disso?

Bem se formos pensar no fim do mundo de modo como está sendo dito, é improvável que aconteça. As afirmações em nenhum momento estão voltadas para a destruição do planeta, contudo em alguns momentos se voltam para o surgimento de uma "nova era" que se daria com a chegada dessa importante divindade chamada Bolon Yokte.

Dentro desta afirmação muitos movimentos surgiram pelo mundo. Principalmente os de uma nova raça que surgiria ou se apresentaria para os homens. Alguns sugerem uma guerra pelo poder de nosso planeta. Alguns afirmam que três naves estão a caminho da terra, outros que elas já estão aqui, somente aguardando o momento exato de aparecer.




Eu andei por alguns blogs e realmente tem algumas pessoas (principalmente nos comentários) que aderiram de forma fiel ao fato de realmente existirem essas três naves. Eles defendem a sua existência, assim como eu adoro defender a Nintendo (reconheço). Estão absolutamente convictas de sua existência. Caso queiram tirar suas conclusões acessem esse AQUI para verem. É impressionante. Aliás o blog é bem legal.

Saberemos o que vai acontecer somente no dia 21/12/12 (data macabra não é? Esses números tão iguais). Acredito que provavelmente não deixará de ser um dia normal, exatamente como foi o tão aguardado "apocalipse de Nostradamus". Mas vai que não, né? Aí a coisa vai ficar feia. Feia pra caramba.  


14 comentários:

  1. Eu já acho que esta leitura encontra-se equivocada.
    O final dos tempos já começou desde que tivemos a consciência que eramos capazes de algo.
    E foi o começo do fim, destruímos tudo que a natureza nos oferece, destruímos nosso próprio corpo e o meio de onde tiramos nossos alimentos.
    Foi aí quando tudo começou.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que concordo. Se pensarmos bem, até o momento atual, nós somos o câncer desse mundo. bjos!

      Excluir
  2. É nesse momento que a Teoria da conspiração começa a fazer sentido.Essa nova era que esta por vim também poderia ser chamada de Nova ordem mundial e essa divindade maia poderia ser o anticristo.Eu não sei se o mundo vai realmente acabar esse ano mais com certeza alguma coisa grande e misteriosa vai acontecer que vai mudar o mundo. Agora é ver se vai ser bom ou ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ramon como vai? Acho que o mundo vai continuar do mesmo modo, mas que muitos acham que irá acontecer uma modificação extrema, isso é a pura verdade. Nunca duvido de nada. Pode ser mesmo!

      Excluir
  3. lol essa teoria das 3 naves eu num tinha visto não lol... mais a tal ''nova era'' tornou o ''fim do mundo maia'' bem mais interessante não acham? rsrsrs tem gente falando que o mundo vai ser governado por seres extraterrestres lol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal não é Junior. O blog do sujeito também. Presidente E.T já tivemos.rsss Iria ser muito diferente. Tomara que sejam bons!

      Excluir
  4. de certo estamos realmente no fim dos tempos,pra quem acredita no salvador,no nosso criador,na biblia ele diz q haveria sinais nos ceus,na terra,e qdo essas coisas acontecessem q seriam as primeiras dores,mas isso nao eh pra dxar as pssoas no desespero ou apreensivas,certamente ele nos prepara algo lindo e maravilhoso,e jah q um dia todos vamos morrrer mesmo...eh aguardar pelas promessas.

    ResponderExcluir
  5. Realmente eu acho que talvez o mundo acabe nessa data... se pararmos para pensar, tudo começou com o homen (ava ), primeiro fato. jardim do eden: se vc converter o nome eden pro binario, aparecera 20 zeros e 12 numeros 1, uma data né. se fomos agora para biblia, apocalipse diz que apos o rompimento dos selos sagrados, havera um fato, enchentes, desastres naturais e pah, dis tb que virar grandes lideres mundiais como: hitler, napoleão, ozama em fim.
    no final dos selos satan vem a terra e trara destruição, para os maias são os mesmos deuses, e no final tocara a trombeta do juizo final e Deus ira mandar os 7 cavaleiros parece, cada um com um cavalo diferente representando as 7 pragas. e no final de tudo iremos morrer o mundo sera destruido e iremos ser julgado...
    ufa terminei odeio digitar pelo celular.


    afinal bela postagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba você digitou tudo isso pelo celular? Meus parabéns! sua teoria é realmente interessante! Abraços e volte sempre!

      Excluir
    2. Mas "Éden" em binário é 11001001 01100100 01100101 01101110, que tem 16 zeros e 16 uns. Cuidado com as fontes de pesquisa, muitas não são confiáveis. E se quiser checar a veracidade da informação que eu te passei, use este conversor de binário: http://nickciske.com/tools/binary.php, ele é confiável por condizer com a tabela ASCII.

      Excluir
  6. sinistro hein dexa agente pensando muito no que deve fazer sendo q n pode fazer nada mas e dai eu n acredito nisso msm pq principalmente quem eram os maias? DEUSES???? só se fossem videntes pra prever o futuro...vlw!

    ResponderExcluir
  7. Há boatos de que um corpo celeste (uns dizem ser um cometa, outros dizem que é planeta e outros, que é asteroide) chamado Nibiru colidirá com a Terra neste mês.

    ResponderExcluir
  8. Ainda estamos vivos. Alguém errou na conta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade achu que se enganaram de data. pois não aconteceu nada dia 21/12/2012, ou aconteceu e eu nem sabendo to?

      Excluir