English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

CROATOAN - UM MISTÉRIO SEM SOLUÇÃO

Olá amantes do terror, como vão? Espero que ótimos!


Convenhamos, a história está repleta de fatos intrigantes e assustadores, não é mesmo? O que irei relatar hoje é um dos fatos mais misteriosos já descritos pela raça humana. O assunto é tão instável que inúmeras são as conclusões teóricas, mas não existe qualquer conclusão real definida. É uma história absurdamente cativante e irreal. Vejam só:

Tudo se passou nos Estados Unidos, mais precisamente no estado que hoje é chamado de Carolina do Norte. Os Ingleses resolveram colonizar as novas terras (bem diferente do Brasil que Portugal preferiu explorar e sugar) então eram necessários pontos estratégicos de instalações e claro pessoas para o trabalho e exploração. O ano era 1583, a localidade escolhida foi a ilha de Roanoke (hoje ainda não 100% localizada ou definida) e as pessoas eram somente homens, nada de mulheres ou crianças (devido as dificuldades encontradas). Este seria o primeiro passo da colonização inglesa nos Estados Unidos dado sob a liderança de um militar de confiança (tamanha a confiança que a rainha forneceu-lhe um documento que o tornava dono daquelas novas terras) chamado Sir Walter. 

Mas não tardaria para que os problemas iniciassem.


A travessia pelo oceano naquela época era dificílima, haviam piratas, saqueadores, navios de nações inimigas, tempestades além de os barcos serem muitos frágeis. Tudo era complexo. Se fizermos um paralelo é uma dificuldade parecida com que o homem tem hoje em explorar o espaço.

O capitão em seu primeiro encontro com as novas terras delineou alguns espaçamentos territoriais, deixou alguns colonos e levou dois índios para impressionar a rainha (um desses voltou inimigo mortal dos ingleses).




Em 1585 agora sob o comando de Sir Richard Grenville seis veleiros retornaram levando suprimentos e mais alguns colonos. Chegando lá sabe o que encontraram? Nada. Os ingleses haviam pegado uma carona com um francês chamado Francis Dake que após uma tempestade acabou, sem querer, chegando no local e foram para casa.

Meio desconcertado Grenville deixou quinze homens em Roanoke e se dirigiu para a Inglaterra. Essas quinze pessoas jamais foram vistas novamente.

O plano deveria ser alterado então foram enviados para a colonia homens, mulheres e crianças, tornando assim aquele local numa sociedade mais aceitável para os colonos e quem comandava agora era o Governador White.



Tudo corria bem, haviam índios na região, mas a maioria eram considerados amigos. Os colonos deram-se bem com o clima e a terra e, foi naquele local que nasceu a primeira criança inglesa em terras americanas.

Mas com o passar do tempo as necessidades forçaram White voltar para a Inglaterra em busca de suprimentos, medicamentos e mão de obra.

Para que vocês entendam o que vem a seguir terei que explicar alguns fatos.

1- A ilha onde os colonos estavam se chamava Roanoke que também era o nome do vilarejo. Essa ilha ficava ao norte de uma ilha chamada Croatoan. Sr White combinou com os colonos antes de sua viajem que se tivessem que se deslocar que fossem para lá e antes de sair deveriam entalhar em  local visível o nome CROATOAN e se saíssem por razões adversas ou de emergência deveriam desenhar uma cruz sobre a palavra.

2- Os índios do local eram chamados de Croatoans pelos colonos, mas na verdade aquela tribo possuía outro nome, Croatoan era na verdade o nome do local onde os colonos viviam. Croatoan deriva do nome de um temível demônio indígena chamado Croaton. Segundo as lendas esse demônio seria um colecionador de almas.

3- O Sir white ao chegar na Inglaterra encontrou seu país em guerra com Espanha e teve que esperar três anos para voltar para a América (Coitados dos colonos).

Em 1590, finalmente Sir White conseguiu retornar. Ao ancorar fez alguns disparos para alertar os colonos que havia chegado. Não houve resposta alguma. Com mais três botes seguiu até a ilha e o que viu assombrou a todos. O vilarejo estava cercado por um muro de madeiras sólidas. Havia somente um grande portão, onde em uma árvore próxima, estava entalhado em letras bem grandes; CROATOAN. Não havia ninguém. As casas, os materiais, as ferramentas e todo o suprimento estavam abandonados, tomados agora pela floresta e pelo tempo. Não havia explicação para o abandono dos suprimentos e ferramentas. Mas White seguiu o combinado, analisou a inscrição e reparou não haver qualquer cruz em cima, portanto se saíram, não saíram por perigo, mas isso não explicava o total abandono dos pertences. Era conflitante a situação.



Após um tempo o governador chegou até a ilha onde se daria o encontro. E adivinhem! Nem sinal de colonos. Haviam  ali somente alguns indígenas que afirmavam desconhecer o paradeiro dos colonos. White voltou para Inglaterra sem encontrar ninguém, tão pouco a sua neta que fora a primeira criança inglesa a nascer em terras americanas.

Até hoje esse fato é um mistério gigantesco e muitas teorias giram em torno da verdadeira realidade. Por trás dos acontecimentos trabalham, cientistas, antropólogos, arqueólogos, curiosos ou amantes do terror como nós.

Os cientistas como sempre afirmam o provável (e caso estejam curiosos em saber suas teorias sugiro que pesquisem) para mim todas são falhas, muitas tem uma certa taxa de coerência, mas não podem servir como explicação concreta.

Esse fato inspirou muitos adeptos do misticismo, literatura e cinema, inclusive o mestre King em seu livro "A tempestade do século" (ótimo e tem até um filme magnífico) a série sobrenatural também abordou o tema.



Quinhentos anos é muito tempo e a verdade parece ser como terra na chuva. Esse, para ser exato, não é o único caso de cidades ou vilarejos a serem encontrados sem seus moradores. Logo postarei mais alguns. 

Um grande abraço a todos e até breve.

E...se passarem perto de uma árvore, observem com cuidado se nela não está escrito:

CROATOAN   

Se tiver...Corram muito!




32 comentários:

  1. Eu já assisti esses filmes Tentei encontrar a lenda e só consegui aqui. Site muito bom já coloquei nos favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jiulio Que bom que gostou. Obrigado pela visita e os favoritos. Abraços

      Excluir
  2. Eu não conhecia esta lenda.
    beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janice é sempre bom lhe mostrar algo novo. Igualmente as suas visitas. Até breve. bj

      Excluir
  3. Uma lenda muito boa, assim como as "garrafas" lacradas que saiam do cargueiro e carregavam a temível "varíola" (lenda ou fato tbm vindo de Roanoke).

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Salocin, que bom que gostou. Essa lenda do cargueiro dá uma boa postagem! Valeu pela dica, elogio e visita. Grande abraço e volte quando quiser! :)

      Excluir
  4. Eu já conhecia a lenda (estou sem fôlego agora) e havia gostado do nome e o adaptei para CROATON para nomear um personagem de uma das minhas séries de histórias. Havia misturado a história com a lenda do amaldiçoado boneco Robert, e dei justamente esse nome a ele, CROATON...
    Agora entedi porque me vinha a mente o nome CROATON ao invés de CROATOAN... Eu não tinha ideia de que esse nome tinha dono...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Victório? Realmente esse nome já tem dono. Seria coincidência? Talvez não hein ...Na verdade só encontrei a origem pesquisando em livros. Abraços!

      Excluir
  5. muito bom seu artigo como sempre e recomendo assistir o filme mistério da rua 7 é otimo mesmo,é este mesmo tema mas acho que você já deve ter visto,mas fica a dica para quem não viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pierre. Valeu pela dica e visitas. já vi sim o filme é realmente muito bom e fica como dica para a galera. Abraços!

      Excluir
  6. Nunca ouvi falar desta lenda, obrigado pois vai que isso não é só uma lenda... ABS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá nickolas! Eu espero que não seja hehehe. Abraços..

      Excluir
  7. Otima lenda, eu já assisti ao filme tbm! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou é porque é boa mesmo Medieval. Abraços e valeu sempre pela visita e comentários!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá Lucas, como vai. Tava sumido, heim? Que bom que gostou. Valeu pela visita e é bom telo de volta. Abraços.

      Excluir
  9. Adoro quando você posta lendas assim ^^ ADORO ler lendas poste mais u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBS: nesse caso é uma lenda real neah heauheauehuaehu

      Excluir
    2. Valeu junior pelo apoio sempre! cara logo,logo eu posto outra. Abraços!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Felipe que bom que gostou amigo. Essa lenda é mesmo o máximo. Grande abraço e volte sempre. Valeu pela visita e comentários.

      Excluir
  11. parabéns,li algumas postagens e posso falar que seu blog é muito completo e principalmente ATERRORISANTE! abraços e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Gostei do blog e do nível das publicações, vou favoritar.

    Existe um jogo, chamado Lobisomen: O Apocalipse, onde os jogadores jogam com lobisomens (é um RPG) e os lobisomens lá nesse jogo são divididos em tribos, uma dessas tribos, que é a tribo PERDIDA, se chama: CROATAN

    Conhecidencia? Talvez, mas quando bati o olho em CROATOAN, foi a primeira coisa que me veio a mente =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Akrom. Fico muito feliz que tenha favoritado. O privilégio é nosso. Quanto ao jogo tenho quase certeza que não é coincidência não. Esse fato não é pouco conhecido e o (RPG) é, quase sempre, tomado por ótimas influências. Grande abraço e obrigado pela visita e comentário. Até breve!

      Excluir
  13. No seriado Supernatural tem essa lenda vale a pena ver, talvez encontrem no youtube.

    ResponderExcluir
  14. Perdão, não tinha lido o final, mas aconselho a ver supernatural...

    ResponderExcluir
  15. não sou medrosa, mas minhas tias eram do interior de São Paulo e elas tinham muitas histórias de terror. E pode imaginar a hora que elas gostavam de contar, sempre á noite e quando tinha apagão. E hoje lembro de historias fantásticas e como tinham tanta imaginação. Não sei se é folclore do pessoal do interior, só sei que dava medo. Hoje em dia não gosto de pensar muito nas historias porque ainda me assustam.

    ResponderExcluir
  16. Uau! Excelente história! Ótima lenda.

    ResponderExcluir
  17. Essa lenda eu desconhecia aushuah, muito legal, sou fan do blog abraços!

    ResponderExcluir
  18. Perdi a conta de quantos filmes assisti com alguma citação sobre a "lenda", até que enfim a história completa... Intrigante e bastante curioso.

    ResponderExcluir
  19. Existem histórias inexplicáveis e interessantes em todos os lugares do mundo! A primeira vez que ouvi falar em Croatoan foi num episódio de Supernatural, acho que é da segunda temporada, e naturalmente fiquei bem curioso. Obrigado por expor o assunto de forma completa a explicativa. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Não sabia que era essa a origem do livro A Tempestade do Século. Muito bom saber.

    ResponderExcluir