English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

KRAMPUS

Olá a todos amantes do terror, como vão? Espero que ótimos.

Já que o mundo não acabou (vaso ruim não quebra mesmo), saímos do bunker e estamos aqui novamente com mais uma nova postagem feita cuidadosamente  para agradar vocês queridos leitores. Espero que gostem!

Essa época do ano é realmente agradável, não acham? O sol brilha mais colorido, as pessoas ficam mais caridosas e amorosas. Parece que uma massa de bons fluídos invade o ambiente. Isso é o natal. Nada melhor do que o natal.

Então vamos comemorar com uma postagem sobre a figura mais apaixonante e expressiva dessa data tão querida.

Vocês sabem de quem estou falando não é? Aquele que conhece a verdade no coração de todas as crianças. Aquele que pode ler sua alma com apenas um olhar. Aquele que visita todas as casas do mundo na véspera de natal... Só pode ser ele... O bom e querido...



KRAMPUS




Sejam bem-vindos os novos seguidores do blog Luciano, Matheus, Ozil, Tati, Integral, Gena, Mauricio, Rogerio, Clayton, Nayra, Lucas, Gilbran e Roger. Agora tem Print e a casa é de vocês.
Sejam Bem-Vindos :)


Quer mais?




"Se você não se comportar o Papai Noel não vai te dar nenhum presente no natal !". Quem não ouviu essa frase antes? Talvez alguns, mas a maioria já teve que parar uma traquinagem pela metade após ouvir essa frase, não é mesmo?

O que não sabemos realmente é que essa frase tem uma profundidade muito maior do que imaginamos. Essa expressão não é totalmente contemporânea. Na verdade ela tem sua origem na idade média. Uma época onde Papai Noel tinha outro nome e a expressão "não ganhar presente" era "se você não se comportar, Krampus virá no natal te buscar". 

O que alguns não sabem é que o Papai Noel atual não surgiu do acaso, ou de uma grande jogada de marketing. Ele tem uma origem muito antiga, uma origem cravada a centenas de anos pelo cristianismo e pela igreja católica. A origem do atual "bom velhinho" descende de um santo católico chamado São Nicolau, mais conhecido como São Nicolau de Bari. 

Reza a lenda que quando era bispo São Nicolau salvou três moças que iriam ser vendidas por seus pais como escravas ou prostitutas logo após as festividades do natal, pois seus pais não possuíam dinheiro para casa-las (isso era comum na época). Então vendo o drama das moças, na noite de natal, jogou pela janela do quarto, enquanto elas dormiam, três pequenos sacos com o dinheiro necessário para poderem se casar. 

Então é assim que surge o ato de presentear no natal. 

Considerado santo pela igreja São Nicolau era visto na antiguidade como protetor das crianças e a maioria de seus milagres ocorreram durante as festividades do natal, eis então o motivo da associação de sua figura com a noite natalina, com os presentes e as crianças.

Entenderam? 

São Nicolau
Só que agora vamos associar duas coisas distintas; o bem e o mal. 


O fato é que com o passar do tempo São Nicolau ficou conhecido por visitar as crianças no natal e presentea-las proporcionando alegria a quase todas.

Digo quase todas porquê só ganhariam presentes as crianças obedientes e puras de coração. Já aquelas que não conseguiam atingir o patamar exigido pelo santo conheceria seu fiel amigo; um demônio chamado Krampus.

Sim é isso mesmo que você está lendo. Um santo anda lado a  lado com um demônio na noite de natal ! Enquanto a função de São Nicolau é a de presentear as boas crianças a de Krampus é a de castigar e muitas vezes até mesmo desaparecer com elas.

Como podem ver nas figuras, Krampus não possui nada da estilística cristã e nem poderia, pois esse demônio é uma representação pagã. Essa figura associou-se a São Nicolau através da cultura popular.

Na Europa no princípio da grande difusão cristã o povo ainda adorava algumas divindades que eram conhecidas por proporcionarem boas colheitas e fartura. Haviam diversas festividades, que ocorriam principalmente no solstício de inverno. 

Uma das tradições do povo local era a de quando haviam tido uma boa colheita, os cidadãos se fantasiavam dessas criaturas e batiam nas portas das casas vizinhas pedindo comida em troca da boa colheita que haviam lhe proporcionado. Essa junção de comemorações vinculou Krampus ao natal e futuramente à São Nicolau e as crianças que não se comportavam bem durante o ano.

Krampus deriva da palavra alemã "Krampen" que significa garras.   











Krampus é sempre descrito como uma criatura alta com pernas semelhantes à de um fauno. Seu corpo é totalmente coberto por uma pelagem negra, possui também uma longa calda que se move constantemente de um lado para o outro e pode ser usada como arma para derrubar suas vítimas. De sua grande boca destaca-se uma gigantesca língua roxa e de sua cabeça dois longos chifres entortam-se de forma ameaçadora. Sem dúvida que Krampus é uma criatura assustadora.

Seu objetivo é: ou punir os pequenos desobedientes com uma boa surra, ou o de sumir com eles para sempre. Ele simplesmente os coloca em uma espécie de cesto que carrega em suas costas, amontoando-os como animais e logo em seguida desaparece para sempre.

O natal é mesmo apaixonante, não é mesmo?



Krampus ainda sobrevive ao tempo e em alguns países existe até hoje algumas comemorações que envolvem esse sombrio personagem. A cidade de Graz na Áustria é uma delas, onde jovens fantasiados saem à rua a fim de assustar os transeuntes. Eles chegam a bater nas portas para que as crianças atendam e depois as assustam. Existe comemorações também em áreas rurais onde é comum que essas pessoas fantasiadas, ao encontrarem uma criança ou até mesmo adultos lhe deem uma pequena surra. Portanto em alguns locais é melhor não sair na noite de natal.

Mas talvez seja em todos, inclusive ai na porta da sua casa. Se a campainha tocar na noite de natal, faça uma pergunta para si mesmo(a) antes de atender: Eu me comportei?

Vejam algumas fotos e um vídeo da comemoração em Graz na Austria em 2010. Grande abraço a todos e até breve.






















29 comentários:

  1. Nossa que maneiro nem conhecia, mas é resultado da morte do flolcore, hoje em dia os pais não contam mais sobre isso e os jovens não sabem não porque não querem mas porque ninguém os conta.
    E tenho que agradecer a você pois contarei sobre Krampus a eles muahahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nickolas como vai? Realmente o folclore está decadente, embora essa lenda não seja nacional verdadeiramente não tem mais o brilho que possuía. Mas vamos pensar positivo. A loira do banheiro agora tornou-se folclore para a escola moderna. Quem sabe não haverá uma atualização? Abraços.

      Excluir
  2. KKK quando eu tiver filhos vou assustá-los com isso muahahaha conto macabro esse ein lol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior como vai? Bom que esteja aqui novamente. Eu vou dizer a verdade, juro que pensei a mesma coisa. Coitado das crianças, mas vai ser muito bom. Abraços.

      Excluir
  3. Os professores também não conhecem esta parte da história.
    E tem mais aqui no Brasil as mascaras seriam utilizadas para assaltos.
    Eu prefiro esta parte do Natal.
    Assim veríamos menos crianças atrapalhadas.
    Recebeu meu email?
    Um natal cheio de Krampus, assustando criancinhas não inocentes.
    Muita paz, luz, harmonia e tranquilidade.
    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga como vai? Respondi no seu blog. Tenha um feliz natal também com muita paz e saúde e também repleto de alegria e sustos saudáveis. Até breve :)

      Excluir
  4. amei o post, amo o blog e amo terror. sou nova aqui e quero lhe parabenizar por criar uma pagina tão perfeita e nunca sair do foco do terror sem sangue, eu amo ler os posta daqui, eu nem lembro como eu descobri o blog, mas eu amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alana, tudo bom? Seja bem vinda e fico feliz que tenha se identificado com o blog. Espero que cada vez mais você se sinta bem aqui. Grande abraço e volte sempre que quiser.

      Excluir
  5. Falow Fabio recado dado. Grande abraço e volte sempre! :)

    ResponderExcluir
  6. Cara gostei mesmo, dessa parte eu não conhecia do folclore, é realmente não é uma lenda nacional mas seria muito legal se acontecesse algo assim por aqui.... Amo esse blog. Cuntinue assim que você vai longe, abraço grande amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franchesco que bom que gosta do blog e valeu pelos elogios. Seria muito bom uma festa parecida no Brasil. Quem sabe um dia. O terror vem crescendo bastante. Abraços e volte sempre que quiser.

      Excluir
  7. Gostei desse post. Pois nunca ouvi falar dessa lenda ai. Achei legal. Em baixo de todo folclore tem algo sinistro escondido. Abração ai a galera do Quero Medo. Sempre nos dando os melhores conteúdos e nos dando bastante medo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luciano pelas visitas e comentários. Espero que continue gostando do blog. Eu concordo com você : onde há fumaça...Abraços e volte sempre :)

      Excluir
  8. Olá, boa noite. Tô sentindo falta das postagens daqui. Curto muito!
    Se tiverem tumblr, deem uma olhada no meu, tenho certeza que irão adorar o conteúdo ;)
    http://solitarywildboy.tumblr.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liffá, como vai? Final de ano já viu né? Tudo atrasa. Na verdade o blog tá mudando a escala de postagem. Vamos ver como fica. Fica o recado do tumblr depois passo lá e fica a dica para o pessoal conferir também. Abraços e volte sempre.

      Excluir
  9. Nossa eu adorei essa postagem, não conhecia esse outro lado, somente o velhinho super bonzinho com seus presentes, é como dizem né "pra toda ação, tem uma reação"!!! Adorei

    ResponderExcluir
  10. Outra matéria interessante que desconhecia redondamente. Sabia da história do surgimento do Pai Natal (em termo de Portugal), mas da história de Krampus não hehehe
    Muito Boa matéria e continue o óptimo trabalho :)

    ^-^

    ResponderExcluir
  11. Na série Supernatural, na 3° temporada, tem um especial de natal, creio que não é a mesma coisa, mas é algo parecido. Um anti-noel. Que todas as famílias que tivesse a planta com felipêndula (me corrija se eu estiver errada), o tal do anti-noel iria fazer uma visitinha na casa... Rs, ótimo post!

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez estou aqui, gostei muito do fórum, conteudo interessante, realmente tem umas lendas... bem fraquinhas, tenho alggumas um pouco mais pertubantes ausahaush

    Parabéns pelo fórum amigo abraço, e até breve com certeza :D

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante! As fantasias são muito bem feitas *-*

    ResponderExcluir
  14. Olá gostei muito do Quero Medo eu gostaria que voce postasse um sobre lobisomens eu tenho um blog e tem umas historias de terrir 1quando eu postar mais aviso !!!!,

    ResponderExcluir
  15. Muito bom. Procurava um texto assim sobre Krampus.

    ResponderExcluir
  16. Victória França 24/12/2013 21:24

    eu gostei, este Post, eu achei ótimo... Principalmente pq hj é Vespera de NATAL..! Tomara q o Tio Krampus ñ me pegue kkkkkk

    ResponderExcluir
  17. trung tâm kế toán tại bắc ninh
    dich vu bao cao tai chinh

    kế toán cho giám đốc
    trung tâm kế toán tại quảng ninh
    học kế toán tại bắc ninh
    học kế toán tại hà đông
    eco city long biên
    trung tâm dạy kế toán tại tphcm
    trung tâm đào tạo kế toán tại quảng ninh mới là quan trọng nhất. Do đó, tiểu tử này quả thực đã trở thành một tên
    tu luyện điên cuồng.

    Còn Miêu Tộc thích khách, sau khi trở về gia tộc cũng chính là vào lúc
    đám Thú Nhân đã tiến hành phương thức huấn luyện Ma Quỷ thức ngày thứ
    mười, theo đó họ cũng cũng bắt đầu bước vào huấn luyện theo. Lần trước
    Đoạn Vân đã cung cấp thuốc cho họ, cộng thêm lần này huấn luyện thêm ba
    mươi ngày, bọn họ đều từ trung giai trở thành thánh cấp đỉnh giai cả lũ.
    Lần này, hắn phát thêm cho họ mỗi người một viên Tẩy Tủy đan, kết quả là
    gia tộc bỗng sinh ra một ngàn thần cấp Miêu Tộc thích khách.

    Trong hơn một tháng, quân đội của gia tộc huấn luyện vô cùng khẩn
    trương. Chung đoan vũ lực của gia tộc tự nhiên cũng không dám nhàn rỗi.
    Năm đại siêu cấp ma sủng và Diệp Cô Thành mỗi ngày đều tiến hành một hai
    trận đánh nhau kịch liệt; một trăm hai mươi Thú Nhân hậu giai Kiếm Thần
    tiến hành huấn luyện còn dã man hơn cả phương thức huấn luyện Ma Quỷ,
    bọn họ chia làm bốn người một tổ cứ ba ngày lại "thi đấu hữu nghị" với
    năm đại siêu cấp ma sủng, mấy trận thi đấu hữu nghị bốn đánh một cuối
    cùng phát triển thành một trấn đánh nhau mù trời, thậm chí gần như là
    chung cực đối quyết, sinh tử quyết đấu. Còn có mấy tên thần cấp trung
    giai cuồng chiến sĩ, bọn họ cứ hai người chống lại một mình Diệp Cô
    Thành hoặc là năm đại ma sủng.

    học kế toán tại thanh xuân
    khoá học kế toán thuế
    học kế toán tại long biên

    luyện thi toeic
    trung tâm đào tạo kế toán tại nghệ an

    ResponderExcluir
  18. Já conhecia essa cultura. Bem legal.

    ResponderExcluir
  19. Bom para as crianças levadas, quando eu tiver um filho assusto ele com o krampus 😁

    ResponderExcluir
  20. Bom para as crianças levadas, quando eu tiver um filho assusto ele com o krampus 😁

    ResponderExcluir