English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

RÁDIO FANTASMA UVB-76 - "THE BUZZER"

Olá amantes do terror, como vão? Espero que ótimos!

A postagem de hoje é sobre um assunto que pessoalmente acho um dos mais intrigantes da atualidade. É um mistério real, contemporâneo. O que você vai ver aqui não é uma creepypasta ou um conto qualquer. Tudo isso é real mesmo. Existe sim! E o mais legal de tudo é que você mesmo poderá verificar sua existência. Pois é! Você também fará parte disto.



Faz já algum tempo que pretendo escrever sobre a rádio fantasma UVB-76, mas eu achei tão interessante a história que não poderia fazer como muitos fazem: copiar da wikipédia ou de qualquer lugar e colar no blog, acho até um desrespeito com o intelecto dos leitores e vocês sabem que aqui nós geralmente criamos a postagem, claro que existem postagens técnicas que não requerem qualquer criação, contudo todos os créditos e fontes são citados. Esta postagem tem um brilho maior e merece ser lapidada de modo que vocês absorvam da melhor maneira todo o seu conteúdo misterioso e assustador. Então, vamos lá alcançar um novo susto.

Antes é preciso que vocês entendam algumas coisas.

Em 1980 os fabricantes estadunidenses e japoneses de transceptores e receptores de ondas de rádio começaram a fabricar equipamentos que emitiam e recebiam ondas curtas (frequência entre 3 - 30 MHZ). Estes novos equipamentos proporcionavam uma cobertura total  para essa faixa e agora era possível transmissões radiofônicas internacionais e intercontinentais sem muita perca de qualidade. Claro que essa tecnologia já existia, mas somente era usada (pelo seu alto custo) pelos grandes  governos, principalmente pelas potências da guerra fria. Mas agora a realidade havia mudado e a sociedade civil e privada teve acesso a essa tecnologia. Foi um grande avanço para radiofusão.

Em pouco tempo muitos civis já dispunham desses equipamentos para sua comunicação. Os civis geralmente utilizavam para o trabalho ou por hobby, já os governos utilizavam-nos quase que totalmente no âmbito militar e na espionagem.

Não tardou para que muitos adeptos do radioamadorismo começassem a notar algumas transmissões estranhas e sem sentido em algumas frequências, ora eram pequenas frases em espanhol, ora apenas números ou código morse tudo isso em diversos países. Essas rádios ficaram conhecidas no mundo como "Estações de números".

Mas o mais impressionante estava por vir, em 1982 foi descoberta uma dessas rádios que enviava um sinal constante 24 horas por dia e foi nomeada de UVB-76 e ficou mundialmente conhecida como The Buzzer (A cigarra) por causa do som que transmitia.

A UVB-76 funciona da seguinte maneira: usando um sistema de ondas curtas a rádio pode ser ouvida somente por alguns aparelhos que estejam posicionados GERALMENTE na freqüência de 4.625kHz. O som que se recebe é muito vibrante e o nome de "A Cigarra" serviu perfeitamente. Existe uma variação de tempo nos sons que podem ser entre 0,8 segundos a até 3 segundos (O sons com variações menores de tempo são bem assustadores). No último minuto de cada hora o barulho torna-se contínuo até retornar a normalidade com a mudança de horário. Todos os dias  (até hoje) das 07:00hs às 07:50 da manhã a transmissão fica mais fraca, fato muito comum nas rádios quando essas fazem manutenção ou ainda quando querem poupar energia. Os sons emitidos pela rádio alteraram-se com o tempo, mas seu real significado é, ainda hoje, desconhecido. Claro que muitas são as teorias e logo chegaremos nelas, mas primeiramente ouçam alguns sons da "The Buzzer" para compreenderem melhor essa variação que expliquei.


Com variação



Sem variação

Algum tempo se passou e diversas teorias surgiram sobre a real finalidade da rádio UVB-76. Estas teorias se fortaleceram ainda com a novidade de que algumas vozes agora podiam ser ouvidas ao fundo dos sons (fato raríssimo). É como se houvesse um microfone ligado próximo ao aparelho que emite os sons. Então a coisa cresceu, pois não se tratava mais de um sistema eletrônico sistemático. Havia uma estrutura humana por detrás e pelas frases codificadas (sempre em russo) só poderia ser militar. Entre muitas, veja algumas frases captadas em novembro de 2001.

" Eu sou o 143º. Eu não recebo o oscilador (gerador)". "Isso é o que a sala de operações está emitindo" ou "Essas são as ordens de operações".

Com isso a rádio ganhou destaque e muitas teorias foram colocadas na mesa.

1- Teoria alienígena

A primeira das teorias que surgiu logo após a descoberta da rádio. Como a ufologia era um assunto em alta na época não tardou para que afirmassem que aqueles sinais seriam um método de comunicação com alienígenas que já estavam na terra ou ainda estariam por vir. A teoria também dizia, em uma de suas ramificações, que os alienígenas usavam aqueles sinais para se comunicarem entre si. Após a ocorrência de algumas interrupções humanas durante as transmissões essa teoria já não estava sendo muito bem aceita e a maioria concordou que aquilo só poderia ser algum projeto militar.

Mas muitos até hoje dizem que a teoria alienígena é a verdadeira e argumentam com algo que realmente tem peso. Vejam só.

Como já dito, a UVB-76 não é a única "Estação de números" do mundo. Existem dezenas delas. Eles argumentam que nenhuma até hoje deixou de funcionar, mesmo tendo acabado a guerra fria, o comunismo na Rússia e a chegada de novas tecnologias. Nada mudou elas continuam lá. Para afirmarem ainda mais suas teorias apontam o caso das "Estações de Números da Alemanha". Quando ainda havia o Muro de Berlim foi localizado por rádio-escutas, duas "Estação de Números", sendo uma da antiga Alemanha Oriental e outra da Ocidental ou Democrática. Com a queda do muro e a união do país novamente tudo se modificou, menos as rádios. As duas permanecem lá até hoje e em pleno funcionamento. E acreditem: é muito caro manter uma rádio que utiliza esse tipo de frequência, mas muito mesmo.

2- Teoria sobrenatural

Essa é a que eu mais gosto e, com certeza, quem ama o terror vai adorar também. Essa surgiu por dois motivos: primeiro porquê o governo admitiu desconhecer a estação de rádio UVB-76 e que ela não pertencia de maneira alguma ao governo russo e em segundo pelo fato que em uma das interrupções da programação foi dito em russo uma série de coordenadas. Para a surpresa de todos, após analisarem as coordenadas descobriram que elas indicavam para uma antiga estação de rádio em Povarovo próxima a Moscou. Uma equipe (não se sabe se é do governo ou não, dizem que é) foi até o local. O que encontraram assustou a todos. Tudo estava abandonado há muito tempo. Haviam lugares inacessíveis, pois algumas portas (extremamente reforçadas tinham as escotilhas arrancadas) e não possuíam  outro acesso.  Veja as fotos.

Estação de rádio vista aérea


























Então assim surge a teoria da "Rádio Fantasma UVB-76" . Muitos acreditam ser essa a realidade e juram que espíritos presos à estação estão de alguma maneira tentando se comunicar através daqueles macabros sinais ou de pequenas frases, coordenadas e alguns nomes.

3- Teoria Militar

Ao meu ver a mais sensata das teorias, embora não seja menos assustadora. Tudo leva a crer que a rádio seja um sistema de comunicação com espiões e sua função é a de transmitir dados para as missões. Em novembro de 2010 foi gravado uma nova transmissão em voz que por ser visualmente militar fortaleceu ainda mais essa teoria. Veja abaixo.


O que mais me assusta nesta teoria é que a rádio pode ser um "gatilho de homem morto" nome que se dá para aqueles dispositivos que a pessoa aperta com o dedo e se retirar o dedo do botão, tudo explode. Seria mais ou menos assim: caso os sinais sejam cessados é a indicação de que o pior pode ser realizado, por exemplo uma guerra nuclear. 

Cara isso existe mesmo, coisa de louco, não acham?

Existe sim! E se você quiser ouvir a rádio ao vivo agora é só clicar AQUI

Não disse que você participaria também? Qual teoria você acredita? Qual é a mais assustadora?

Pessoalmente prefiro a sobrenatural.

Abraços a todos e até breve.    

47 comentários:

  1. Qualquer teoria eu acredito desde que não venham, dizer que extraterrestre fala como humano.
    rsrsrsr
    São frequências erradas.

    beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Janice! Espero que muito bem.
      Os ets são os mais renegados mesmo, eles já estão acostumados.
      Até breve e valeu sempre :)

      Excluir
  2. Me fala um segredo, você já recebeu alguns Reais por estas propagandas?
    Em caso de sim quero colocar também. É sério.
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em código Q: ALFA - SIERRA ECO UNIFORME - ECO - MIKE ALFA INDIA LIMA

      TKS - SIERRA

      BRAVO E ALFA BRAVO :)

      Gostei agora quero aprender o morse.

      Excluir
  3. realmente fato muito assustador mais eu considero a teoria militar bem mais assustador saber q uma bomba nuclear pode ser detonada em algum lugar do mundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Junior? É sempre bom ler seus comentários. Realmente essa teoria assusta pra caramba. Cara talvez nesse momento a rádio tenha parado. É difícil viver assim. hehehe Abraços e valeu sempre.

      Excluir
  4. Como você disse que quem ama o terror aceitaria a do sobrenatural, como no seriado de mesmo nome que tem um episódio que pessoas começaram a receber ligações de entes queridos já falecidos e que mandavam matar... Mas a pergunta que não quer calar é: Porque espíritos presos na estação iriam querer se comunicar? se não for pedir muito pode me dizer o nome desse local abandonado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como vai Nickolas? Cara na verdade essa estação era militar e foi encontrada abandonada. Dizem que ela é a própria UVB-76. Mas não possui um nome. A cidade tem na postagem e no Gmaps da para você ver tudo! Abraços e eu devo uns comentários lá no seu blog. Eu to visitando sistematicamente e você pode ver pelas visitas via reader nas estatísticas. Abraços e até breve.

      Excluir
  5. O som dessa rádio é bem irritante, me deixou até um pouco tonta. Poderia ser usado como tortura.

    Como amante do terror, a hipótese sobrenatural me pareceu bem interessante, mas com toda a história da Rússia na Guerra Fria, eu acho a Teoria Militar bem mais provável. Apesar de a Guerra Fria já ter terminado, o governo russo e suas questões militares ainda são repletos de bizarrices e, como muitos sabem, o país mais difícil de se obter um visto de entrada é a Rússia, eles ainda temem que você possa ser um espião. É como se o regime da URSS ainda não tivesse sido totalmente superado.

    A Teoria Alienígena é quase absurda, duvido muito que extraterrestres, caso existam, comuniquem entre si em russo, um idioma de terráqueos.

    Parabéns pela postagem! Está entre as minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  6. nunca tinha ouvida falar dessas estações,é bem interessante....mesmo assim,acho que a teoria militar é mais aceitavel,alias,o governo esconde tantas coisas dos civis que é bem provavel isso ser um tipo de comunicação ou sei la.

    ResponderExcluir
  7. Engraçado... Procurando ver se ouve alguma mudança, neste exato momento os sinais ficaram baixos... Aumentando o som ao máximo ainda consigo ouvir, mas antes, ainda e 2012, eu ouvi perfeitamente os ruidos...

    ResponderExcluir
  8. opa, eu sou o mais leitor do blog xD


    comecei ontem e acho que ja devo ter visto mais de 20 artigos !

    espero poder ajudar aqui no blog




    agr falando a respeito de misterios, acho que sem duvida alguma vc deveria apresentar o misterio de Ed Leedskalnin; o famoso escultor que sozinho esculpiu e ergue corais de ate 30 t utilizando apenas o apoio de um tripe que continha uma caixa prete misteriosa


    segundo ele, havia descoberto segredos do uso do magnetismo e da levitacao !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, seja bem vindo. Sua colaboração aqui é sempre importante, pode acreditar. Fico feliz que tenha gostado blog. Valeu pela dica, já estou pesquisando sobre o assunto. Grande abraço e volte sempre que quiser!

      Excluir
  9. Cara interessante a matéria, não sou de duvidar de nada, mas fiquei totalmente estarrecido com algo inusitado q aconteceu no momento após ter ouvido a rádio... Meu pc travou totalmente e em menos de 5 segundos após, travou em tela azul de erro fatal me obrigando a reiniciálo forçadamente, isso foi logo após ouvir os ruidos da rádio por alguns segundos, como não ouvi nada de anormal, cliquei para fechar a janela, e isso ocorreu. Sou técnico em informática, conheço minha máquina e digo, tive um tremendo calafrio, pois isso foi no mínimo muito estranho! Parabéns pelo site achei realmente muito interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morbiows, como vai? Macabro o seu relato velho. Erro comum? Pode até ser, mas que é intrigante é! Abraços e volte sempre!

      Excluir
  10. @Felipe Berto Concordo contigo essa teoria é a mais provável, mas não deixa de ser assustadora, não é mesmo? Grande abraço e volte sempre! Valeu pelos comentários e visitas.

    @Victorio A frequência realmente apresenta uma taxa relativa de alterações o que a torna ainda mais macabra. Muito legal. Valeu pela visita e apoio sempre. Até breve!

    @Giulia Concordo, realmente a Rússia ainda possui umas bizarrices inalteradas. O pior que isso a torna de certa forma uma atração muito agradável para quem adora conspirações. Grande abraço e até breve!

    ResponderExcluir
  11. q diabo akele russo tava falando lol kkkk

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  13. Eu estava fazendo uma pesquisa sobre a UVB-76 esses dias na internet e descobri coisas muito interessantes sobre essa rádio!!! Uma delas foi uma reportagem que o jormal "Russia Today" fez sobre ela. A equipe do jornal conseguiu ir até a base dela em Povarovo e realmente... A base está toda abandonada, toda destruída e cheia de entulhos jogados por todo lugar. Uma coisa interessante que encontraram na base foi um antigo caderno de registros. E o último registro data de Maio de 2009. Então um dos repórteres conseguiu entrevistar um senhor que mora num vilarejo próximo e que já trabalhou naquela base.

    Este senhor disse o seguinte: "Esta era uma das melhores bases do país, mas há dois anos atrás, nós recebemos um mandato de fechamento do local por causa do alto consumo de energia. Entretanto, existe uma base 'similar'. Ela ainda opera."

    Realmente, isso faz sentido, pois se você jogar "POVAROVO" no Google Earth, e conseguir visualizar a "suposta" base da UVB-76, você verá que naquela região não existe apenas uma base... mas sim, TRÊS!!! E elas estão interligadas por aquelas ruas de terra. Ou seja, uma daquelas bases continua transmitindo o sinal.

    Uma coisa muito curiosa, é que a equipe do Google Earth conseguiu tirar fotografias de apenas DUAS das estações. A TERCEIRA - que é extremamente parecida com a base principal da UVB-76, não tem fotografia nenhuma, se você começa a dar zoom. O que se dá a entender que ninguém ainda foi lá fazer uma investigação. Ou seja, pode ser que o sinal esteja realmente sendo transmitido de lá.

    A reportagem completa, você confere nesse link:

    http://www.youtube.com/watch?v=bqkE25mS0ZM

    OBS: A reportagem está em INGLÊS.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  14. Olha eu pessoalmente acredito que qualquer uma dessas hipóteses podem ser veridicas,acredito bastante em Ufologia até estudo sobre isso,é a mais dificil de todas para ser aceita,mas sem dúvida intriga bastante.Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Eu ja consegui gravar uma transmissão dos numeros ao vivo, pena que a qualidade do transmisso no dia não estava muito bom, mas postei no facebook na pagina UVB-76

    ResponderExcluir
  16. Só hoje encontrei este blog e tenho a dizer que é fantástico! Sobre este assunto, estou convencida que se trata de algo que tenha mesmo a ver com o governo russo! Engraçado foi que eu decidi ouvir um pouco da transmissão agora e mal iniciei essa mesma pareceu-me ouvir ruidos de fundo, como se fosse alguem a deixar cair ou pousar algo, não sei se me fiz entender ou se algum de vocês já teve essa sensação enquanto estava a uvir a rádio! Outra coisa que me deixa curiosa e o facto de a radio estar aberta 24horas por dia se supostamente só se servem dela de tempos a tempo e outra coisa que também me deixa curiosa é o facto de deixarem o microfone ligado durante todo este tempo... Só me pergunto o porque disto tudo! Ainda não fiz uma pesquisa sobre este assunto, mas se alguém já fez, será que me sabe responder a esta questã? Será que nos dias em que foram transmitidas aquelas mensagens aconteceu algo de importante para o mundo ou para a Russia? Ou até nos dias anteriores ou posteriores a essas mensagens? Realmente é um caso bastante estranho e que me intriga imenso! Daqueles que eu fico morta por saber qual a sua resolução! Será que algum dia saberemos? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Actualização: Acabei de ouvir um ruido
      como se fosse alguém a mexer em algum papel ou a virar folhas! Ouve-se isso tão frequentemente?

      Excluir
  17. Minha teoria é que seja um Dead man's switch

    ResponderExcluir
  18. cara quando eu era criaça morava na fazenda (o unico meio de comunicação que tinhamos era um radio entao todos em casa tinham um)as vezes eu pegava uma estação que fazia algo semelhante com isso aí. o som do bip era o mesmo so que um pouco mais longo com o espaço de tempo por volta de uns 3 a 4 segundos, e depois de aproximadamente 40 segundas a 2 minutos (não me lembro ao certo o tempo pois faz mais de 15 anos isso) o bip passava a ficar mais constante como que se formasse uma melodia, é dificil de explicar, o espaço de tempo nao passava centesimos, ( seria algo como isso aqui ***** ***** ** **** **** **) isso se repetia algums vezes e depois novamente o bip voltava, e so se repetia isso. não dava importancia pois eu so queria mesmo era achar um estação que estivesse tocando musica ou uma radionovela

    ResponderExcluir
  19. Moderador da página, poderiamos conversar em particular por gentileza?

    ResponderExcluir
  20. Cara, as fotos 3 e 4 parecem uma sala do Resident Evil 2 (Ou eu to viajando?)

    ResponderExcluir
  21. Eu acho bem mais provável essa teoria militar, particularmente gostei mais dela... É que tipo, sei lá... ~~espiões *-*

    ResponderExcluir
  22. Como que eu ouço isso ao vivo?

    ResponderExcluir
  23. mandem o link da radio ao vivo... ja vi e alguns outros sites, mas nao consegui ouvir da erro... :(

    ResponderExcluir
  24. Definitivamente é para uso militar, não adiantar tentar dizer o a URSS acabou, ainda está lá em Stand By, e é bom que seja assim, senão todos seremos escravos dos americanos. Eu realmente acredito que dentro do sistema russo ainda há mecanismos fortes que mantem essa essência soviética, uma delas são os treinamentos intensos da KGB e essa estação de rádio

    ResponderExcluir
  25. seu blog é muito bacana, a reportagem sobre a radio foi muito bem elaborada, ja li varias, mas a sua foi muuito original e rouxe detalhes que eu nao conhecia sobre a história. So tenho uma dica, queria ter conseguido ler os comentários até o final, mas o fundo preto com letras brancas do seu blog é cruel, meu olhos ardem até agora. =( Dica, se você mudar, vai ficar beeeeem melhor! Abraços e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modificado conforme seu pedido. Obrigado pela visita e coerência. Abraços.

      Excluir
  26. sobre esse assunto: curtam a pagina da uvb-76, onde se mostra novidades e informações sobre essa rádio eis o link
    https://www.facebook.com/pages/Uvb76-pt/1422092608011582

    ResponderExcluir
  27. Exatamente as 17:57,30/09/13 eu naum intendi direto mais alguem disse anna,petrikova e o resto eu naum intendi :D

    ResponderExcluir
  28. sera que se trata de um sinal codificado com outras frequencias, recente aparição curta do segundo sinal de alarme em 4622kHz em 12 de outubro 2012
    http://www.mundogump.com.br/uvb-76-misteriosa-radio-russa-so-transmite-numeros/

    ResponderExcluir
  29. Cara oque que e isso na mesma hora que eu ouvi me deu dor de cabeça mais esse tipo de coisa deve ser levada a serio pois não sabemos o que a la fora e se o gatilho for conectado com uma ordem iluminati

    ResponderExcluir
  30. Assim que li sobre esta rádio, acordei no meio da noite com dois sinais, aqueles parecidos com os apitos de navios, olhei para todo o quarto me tapei até a cabeça e voltei a "tentar" dormir...

    ResponderExcluir
  31. Como eu acho esse local no google maps ?

    ResponderExcluir
  32. Não sei se o problema é aqui mas, quando eu coloco o arquivo disponivel pra download eu não ouço absolutamente nada. mais alguém com esse problema? ou os espiritos não querem falar pra mim? :(

    ResponderExcluir
  33. os russos trabalhão com sistemas de radares de longo alcance des de o inicio dos anos 50, axo que isso é um tipo de radar, as ondas curtas (apesar do nome) rebatem na atmosfera e voltam para o planeta isso permite que mantenham parte da energia e cubram grandes distancias, aeronaves voando a altitudes muito grandes ou muito baixas podem interferir minimamente nesse "repique" do sinal, talvez os russos tenham achado uma maneira de monitorar essas minimas alterações, talvez isso tudo seja um complexo sistema de radar ou munitoramento do espaço aéreo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara adorei sua teoria. Obrigado sempre pelas visitas e comentários. Volte sempre!

      Excluir
  34. kr fiquei muito surpreso quando um amigo do wpp me contou sobre essa misteriosa rádio, agora queria ouvir ela ao vivo, como eu faço pr ouvi??

    ResponderExcluir
  35. Quanto mais eu leio sobre essa rádio, mais curioso fico. Matéria interessantíssima.

    ResponderExcluir
  36. Ousam pela http://websdr.ewi.utwente.nl:8901/ é só por a frequência 4625

    ResponderExcluir