English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

DARK DAY - O DIA ESCURO

DARK DAY
Imagine você acordando num dia de domingo, o relógio marca 09:00 da manhã, você dá aquela espreguiçada gigantesca, bebe um café bem forte pra despertar os sentidos, abre vagarosamente a janela para sentir o brilho suave do sol, quando derrepente você percebe assustado que o sol está encoberto por algo indecifrável, e o dia está tão escuro quanto a noite. Parece filme apocalíptico, mas acreditem; já aconteceu... e mais de uma vez.
 
No dia 19 de maio de 1780 na Nova Inglaterra (EUA) e Canadá, ocorreu o dia conhecido como o Dark Day ou Dia Escuro. 

Nos últimos 232 anos, historiadores e cientistas têm discutido a origem do evento: seria um vulcão, uma nuvem de fumaça, um asteroide, ou algo mais sinistro?


Com o pouco conhecimento da época, as pessoas estavam com medo, e alguns advogados de Connecticut (EUA) achavam que estava ocorrendo o Julgamento Final, principalmente por que nos dias anteriores, tanto o sol quanto a lua tiveram uma luz avermelhada.

Mas, o que poderia ter acontecido naquele dia de 1780?

O Departamento de Meteorologia apontou que uma nuvem espessa poderia baixar o suficiente para fazer as luzes das ruas acenderem e os carros terem que ligar os faróis. Mas é improvável que uma nuvem fosse capaz de causar todos os eventos do Dia Escuro.

DARK DAY
Um eclipse também foi descartado, por que estes eventos são previsíveis, e não há registro de um naquele dia. Além do mais, eclipses duram poucos minutos.

Outra possibilidade seria a erupção de um vulcão – a erupção do Eyjafjallajokull espalhou cinzas na atmosfera o suficiente para obrigar aeroportos a cancelarem pousos e decolagens por toda a Europa Setentrional. Além disso, as cinzas vulcânicas podem causar “dias amarelos”.

Só que não há registro de atividade vulcânica naquele ano de 1780, o que faz com que uma nuvem vulcânica seja improvável. E a queda de um asteroide também é improvável, embora não possa ser descartada.

O professor associado de geografia William Blake, da Universidade de Plymouth, EUA, aponta que houve uma seca na região em 1780, fazendo com que um incêndio seja provável.

Mas um incêndio florestal poderia causar um escurecimento como o relatado? O professor Blake conta que testemunhou incêndios na Austrália e que, quanto maior o incêndio, mais ele escurece o céu. E a combinação de fuligem e neblina pode fazer cair uma escuridão.

O curioso é que dias escuros não são novidade. William Corliss, físico e cronista de eventos inexplicáveis, conseguiu reunir o relato de 46 dias escuros entre 1091 e 1971. Um deles assustou a população da mesma região em 1950.

O fato é curioso e amedrontador, embora a teoria do incêndio seja a mais plausível, ela se ampara em relatos escassos e teorias abaláveis, deste modo, o Dark Day continua em grande parte um mistério a ser desvendado. Talvez você o veja amanhã. Quem sabe?


FONTE : http://hypescience.com/misterio-o-que-causou-o-dia-escuro/

8 comentários:

  1. na minha opinião como aconteceu somente 1 dia eu creio q tenha sido um fenômeno meteorológico pois em 1 dia os cientistas n iam ter tempo para estudar afinal era no século XVI(16) e n era tão moderno como hj ^^' vlw!!

    ResponderExcluir
  2. @Lucas Foi bem macabro mesmo! Para época seria bem difícil a análise! E acho que foi século XVIII!

    @Fernanda Acho que na verdade foi século XVIII à partir de XX01 o século é aumentado um dígito nos dois primeiros números, no caso os x. Por exemplo: Estamos em 2012 século XXI . Se estivéssemos em 2000 ainda seria século XX e só mudaria para XXI em 2001. Sacou!. O QUERO MEDO também manja de história - convencido. Agradeço pelos comentários e sua presença é importantíssima para o blog! E obrigado por seguir! Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Acho que só teremos certeza do que era se acontecer mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Esses fatos intrigantes são raros, mas quando surgem deixam sua marca na história. Espero que logo volte a acontecer.

      Excluir
  4. Minha banda se chama Dark Days LOL

    ResponderExcluir
  5. menero vei qual estilo è rock? tem o site dela

    ResponderExcluir
  6. Minha avó morre de medo disso kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir