English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

DERRY A CIDADE DO MAL

Derry é uma cidade fictícia criada pelo mestre do terror Stephen King, ela aparece muito em sua obra sendo uma peça chave em seus romances.

Derry, Maine -EUA essa é descrição correta da assustadora cidade. Localizada próxima a Bangor, esta uma cidade real e que segundo o escritor  inspirou sua criação; portanto Derry é Bangor, mas sob o ponto de vista sombrio e imaginativo do escritor.


Derry apareceu primeiramente na obra de King no conto  "The Bird and the Album" ( Confesso que não li) e posteriormente e magistralmente explorada em  "A Coisa" , nesta obra a cidade tomou corpo, forma e vida. Para quem não leu esse livro vai a dica: Corre para a biblioteca, é serio!



A cidade torna-se centro da trama, tão logo ela só existe porquê o mal ali existe, deste modo ela é o puro mal. Ainda explanando "A Coisa" podemos notar que o autor deixou bem claro a importância da cidade e seu significado sendo de importância  maior  até mesmo do que alguns protagonistas. Fato que comprova essa teoria são os interlúdios entre os capítulos que exploram a cidade desde a sua antiguidade.
Outro ponto importante é que a obra é dividida em duas partes e Derry é explorada de duas maneiras (protagonistas crianças e adultos), ora vista como cidade simples, e pacata, outrora como cidade em desenvolvimento, capitalista e repleta de bancos.
E por último na obra "Insônia" a cidade apareceu, também em destaque, mas não tanto quanto em "A Coisa". Nesta obra Derry está mais contemporânea, menos modesta, mas ainda exalando o mal que a fundou desde a pré-história, pois é! É isso mesmo que você leu. O mal existe naquele local a milhões de anos.
O interessante dessas duas obras é que elas se mesclam de forma suave, ora com citações e mesmo com personagens no caso do bibliotecário de "A coisa" Michael Hanlon que aparece rapidamente em Insonia. Este encontro, até desperta certa duvida se o evento dos dois livros não estão ocorrendo ao mesmo tempo. Mas é mais provável que não por algumas circunstâncias no desfecho de "A Coisa".
Os moradores de Derry são retratados como pessoas insensíveis, más e pouco admiráveis. Até mesmo os pais das crianças no primeiro livro citado, são representados de forma ausente e vaga, como se se importassem muito pouco por seus filhos, ou às vezes se importavam demais, assim os prejudicando e humilhando.
Alguns lugares são inesquecíveis : Como a biblioteca e sua magnífica arquitetura. O observatório de pássaros. O pequeno riacho onde as crianças se encontravam. A velha industria abandonada (Lobisomem). A entrada do canal de esgoto e o lago que o cercava. A árvore dos pequenos senhores carecas. O imenso lixão e ferro-velho. Entre outros...
Independente se você gosta ou não da literatura de Stephen King, o fato é que Derry representa o terror na literatura assim como Racoon city o representa nos games. Deste modo, tais obras são de infinita importância para aqueles que amam o terror como cultura.






Mapa Derry


Entrada Esgoto
Bangor; Maine (Inspiração de King)



                                                         Trailer do filme "A coisa" de 1990






Exibir mapa ampliado

5 comentários: