Ahh! Finalmente vou falar de navios fantasmas. Como navios são assustadores. Transmitem aquela solidão e insegurança. Mesmo que sejam imensos tornam-se tão insignificantes perante a imensidão do mar que facilmente pode destruí-lo; em alguns casos em poucos minutos, já em outros, pode durar décadas ou séculos. Muitas são as histórias de navios fantasmas. Muitos são os avistamentos, encontros e até abordagem. Poucos retornaram para contar o que viram e, muito menor ainda é o número de pessoas que querem ver pela frente esses assustadores gigantes que vagam pelo mar.
Dessa vez falaremos do SS.Baychimo
O S.S. Bachymo é um cargueiro de aço de 1322 toneladas construído em 1914 na Suécia, pelos estaleiros Lindholmens Mek. Verks. Originalmente foi batizado de Ångermanelfven. Ele tinha 70 M de comprimento e era propulsado por um motor à vapor de expansão tripla que desenvolvia até 10 nós de velocidade.
O Ångermanelfven foi utilizado também na I Guerra Mundial (1914 – 1918) nas rotas alemãs entre o Império Alemão e o Reino da Suécia no Mar do Norte. Muitos soldados feridos transportados morreram a bordo
Com a derrota da Alemanha e seus aliados na grande guerra. Após o tratado de Versalhes a Alemanha teve que ceder uma grande parte da sua frota mercante como reparação de guerra, entre os navios de sua marinha mercante estava o Ångermanelfven que foi comprado pela companhia de navegação escocesa Hudson Bay por um custo muito baixo e foi rebatizado de Baychimo.
O Bachymo foi utilizado em rotas entre o Alaska e a costa escocesa da Inglaterra, visitando pontos de comércio e aldeias esquimó trocando produtos industrializados e combustível por peles.
Em 1º de outubro de 1931 ele encalhou próximo a cidade de Barrow no Alaska, a tripulação abandonou o navio e caminhou até a referida cidade pelo mar congelado.
ABANDONANDO O NAVIO |
Dois dias depois o navio se soltou e a tripulação voltou. Porém encalhou novamente no dia 8 do mesmo mês, dessa vez de maneira mais funda no gelo, a tripulação reconhecendo a proximidade do auge do inverno decidiu abandonar o navio, com exceção de 15 membros que montaram um abrigo de madeira próximo ao navio para vigiá-lo caso ele desprendesse do gêlo.
No dia 24 de maio uma violenta tempestade de neve fez os vigias perderem contato com o navio, presumiu-se que ele havia afundado.
Alguns dias depois um caçador de baleias Inuit avistou o Baychimo flutuando 72 km posterior a posição do encalhe. A tripulação avaliou a belonave e concluiu que ela não sobreviveria ao inverno, então decidiu salvar a carga de peles por via aérea e abandonar o navio.
O ABRIGO |
Entretanto ele não afundou e, nas décadas seguintes foi avistado, por vários navios e pessoas, sendo que o último avistamento concreto (porque houveram outros não oficializados) do navio fantasma foi em 1969, 38 anos depois de ter sido abandonado, todas as tentativas de resgate do Baychimo ao longo das décadas falharam.
Alguns avistamentos posteriores relatam o navio ora navegando com suas luzes acesas e caldeiras lançando fumaça. Ora também parado sobre um imenso banco de neve, dormindo e aguardando o desgelo para continuar sua rota infinda.
Houve relatos, que ao avistarem a embarcação tentaram um contato de luz e, acreditem! Foi respondido, contudo quando a embarcão se aproximava do Baychimo este desaparecia em um espesso nevoeiro.
Também houve casos em que a embarcação que procurava resgatar era repelida por diversos disparos de armas de fogo e gritos de fúria na língua alemã.
O navio é um fato. Incontestável. Claro que lendas surgem dificultando o esclarecimento da verdade, mas que a história é assombrosa, convenhamos, é sim!
PASSO A PASSO
- 1931 - Alguns meses depois do abandono, foi visto novamente cerca de 480 km a leste.
- Março de 1932 – Foi visto navegando tranquilamente perto da costa do Alasca, por um viajante, próximo à cidade de Nome.
- Março de 1933 – O navio foi encontrado por um grupo de Inuites que fugiam de uma tormenta, servindo de abrigo durante 10 dias.
- Agosto de 1933 – A Hudson Bay Company informou que o Baychimo continuava à deriva, mas uma operação de resgate estava fora de cogitação, pois seria muito cara.
- Julho de 1934 – Foi visto por um grupo de exploradores em uma escuna.
- Setembro de 1935 – Foi visto ao longo da costa do Alasca.
- Novembro de 1939 – Foi abordado pelo capitão Hugh Polson, com o intuito de um resgate, mas os assustadores blocos de gelo flutuantes da região fizeram com que a tentativa de resgate fosse abortada.
- Entre 1939 e 1961 – Foi avistado inúmeras vezes por vários navios.
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- Março de 1962 - Foi visto navegando ao longo do Mar de Beaufort por um grupo de esquimós.
- 1969 – O navio foi visto congelado em um bloco de gelo. Dias depois o navio teria sumido novamente.
- Na década de 90, o governo do Alaska e a Hudson Bay fizeram uma expedição na busca pelo Baychimo, porém essa expedição não teve nenhum fruto concreto e o navio entrou para o rol de embarcações perdidas. Ou não!!
ñ sei o q dizer.....to viciada no seu blog/site!!
ResponderExcluirmeu irmão recomendou um curta que ele viu aki achando ki eu iria gosta,o curta era Mamá...e acertou em cheioo...eu ameii...acho ki só hj li umas 8 materias aki...muitoo sucesso!!!
abraaços!!!:)
Go estudar português =/
ResponderExcluirótimo blog amigo, visito diariamente hora e horas :D
Muito interessante histórias de navios fantasma. Tem ótimos filmes sobre o tema.
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