English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O NÚMERO DE OURO - NÚMERO DE DEUS

Matemática é um saco! Eu realmente não gosto, mas algumas particularidades chamam a atenção e surpreendem, sem dúvida.

Uma dessas particularidades, chama-se o "número de ouro", também conhecido como razão áurea, divina proporção, proporção em extrema razão entre outras. 

Muitos acreditam ser o número da perfeição divina. O fator estético de seu resultado proporciona uma virtude relevante a obra construída. Deste modo, tudo que for feito sob o número de ouro torna-se maravilhoso, inesquecível e imortal. Seria uma oferta de Deus para o mundo, dando assim ao homem, através da lógica; a perfeição.



Sempre representado pela letra  (Lê-se fi de PHI letra inicial do nome do escultor e arquiteto Fídias encarregado pela construção do Pártenon, em Atenas na Grécia) o número áureo encontra-se representado ao longo da história , em diversas construções e também nas artes e, embora pareça discutível, é também muito presente na própria natureza, ou seja o número de ouro esta em todo lugar, até mesmo no bater de asas do beija-flor que está na sua janela neste momento. Interessante, não é? Continue lendo que ficará melhor.

Segundo a história o número já fora utilizado em diversos monumentos, um deles são as pirâmides do Egito, toda pirâmide egípcia foi construída sob o número de ouro que os egípcios classificavam como "razão sagrada", sendo imposta na arquitetura das pirâmides pela fórmula: a razão entre a altura de uma face e metade do lado da base da grande pirâmide é igual ao número de ouro. Esta razão, segundo os egípcios fora doada pelos deuses para embelezar a humanidade e equilibrar a natureza.

Muitas estátuas tanto egípcias quanto chinesas da antiguidade, foram totalmente construídas à partir do número de ouro. O que é mais impressionante é que a maioria delas sobrevive, pelo menos por mais tempo, à ação do tempo e continuam até hoje expressando a arte e sintonia qual foram objetivadas.




O Pártenon (Templo grego construído em homenagem à deusa Atenas na cidade de Atenas) teve através de seu construtor Fídias que era um grande adepto à teoria do número áureo a adequação dessa teoria em suas gigantesca e linda arquitetura. No templo, a razão de Ouro encontra-se no retângulo que contêm a fachada (Largura / Altura). 

Os pitagóricos (Discípulos de Pitágoras) ao criarem o pentagrama, tentaram através da número de ouro encontrar a forma perfeita, mas ao calcularem a razão existente entre o lado do pentágono regular estrelado e o lado do pentágono regular inscritos numa circunferência(??? Se alguém souber explique por favor), ficaram absortos e assustados com  que encontraram : haviam descoberto o primeiro número irracional, classificado posteriormente como "secção de ouro".

Os gregos consideravam também que essa relação encontrada pelos pitagóricos imposta sobre um retângulo, o transformava numa figura de característica estética sublime, de beleza incalculável.


Dentre todos os mistérios da Matemática, a sequência de Fibonacci é considerada uma das mais fascinantes descobertas da história. A sequência de números proposta pelo matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido como Fibonacci, possui o numeral 1 como o primeiro e o segundo termo da ordem, e os elementos seguintes são originados pela soma de seus dois antecessores, observe:

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181...

Analisada como uma sequência numérica, ela não passa de uma simples organização de numerais que recebem um toque de lógica matemática. Mas o que faz dessa ordem de números, uma descoberta especial, é a sua ligação com os fenômenos da natureza e o valor aproximado da constante 1,6, quociente da divisão entre um número e seu antecessor na sequência, a partir do número 3.

Fibonacci também notou a proporção do número de ouro na natureza em folhas de bromélias e notou que a espiral cresce em proporção ao divino retângulo grego, na proporção de 1,618. Seria esse o número de Deus? Nessa teoria sim, mas em outras ela é ainda mais complexa.

Nas artes destacou-se por utilizar o número áureo Leonardo Da Vinci, este muito bem representado na pintura da anatomia humana sobre um pentagrama. Também existem teorias que Van Gogh, Picasso, Michelangelo, Victor Hugo e Camões utilizaram a fórmula de ouro em suas grandes obras.  

Na natureza, ele ainda não foi bem aprofundado, mas teorias dizem que está presente até mesmo no cálculo do desabrochar de uma flor, ou ainda nos movimentos da nuvem em uma tempestade e na velocidade dos ventos de um ciclone. Impressionante, não é?

Uma maneira simples de se calcular o número de ouro (Segundo outra teoria) é pegar o fator maior e dividir pelo fator menor; esse número resultante seria o número áureo. Por exemplo: No caso de um retângulo pegue o lado maior (comprimento) e divida pelo lado menor (largura). Porém, vá com calma, nem tudo é simples assim, existem figuras que o cálculo se modifica, e como eu já  disse que : matemática é um saco! Deixo você, amigo(a) leitor(a) à merce da sua curiosidade.  






7 comentários:

  1. Cara que texto excelente, muito bom mesmo parabéns, não dá medo mas é bem interessante de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio amigo, fico feliz em estar agradando. É realmente não é amedrontador o assunto, mas nele vaga um mistério que pode ser tachado de irreal e isso que tentei demonstrar. Espero que tenha gostado. Abraços e obrigado pela visita.

      Excluir
  2. acho que eu nunca vou conseguir descobrir o nume de deus em nada afinal sou PÉSSIMO em matemática kkkk

    ResponderExcluir
  3. eu nao devo ser o unico mas tipo a religiam e uma distorçao da realidade quem acerdita em ovnis sabe do que falo

    ResponderExcluir
  4. Não sei se vc já viu, mas tem esse filme da Disney que explica sobre a razão áurea. è um filme pra crianças, lógico, mas é bem explicativo. Chama-se Donald no País da Matemágica: http://www.youtube.com/watch?v=BXQ8qm6hQHM
    Gostei muito da postagem, e concordo com vc Matemática é um saco, mas pode surpreender às vezes.

    ResponderExcluir