English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

EDWARD MORDRAKE - O HOMEM DE DUAS FACES

Algumas coisas parecem absurdamente irreais, não é mesmo?

Se você observar a foto abaixo, possivelmente poderá dizer. Isso é montagem! Não poderia existir coisa assim.


Pois acreditem, existiu! Então alguns falariam: Mas o que isso tem a ver com o terror? É só um coitado com anomalia e o QUERO MEDO está apelando agora para anomalias também? 

Eu respondo... Não teria nada a ver com o terror e não teria espaço no blog se fosse somente um pobre homem deformado, isso garanto, mas... 

Existe algo a mais...

Este homem não foi somente um infeliz com uma triste anomalia, não mesmo. Havia algo a mais... Existia naquela face flácida e desfigurada, algo sombrio e assustador, algo que atormentava todos aqueles que a observavam, algo que o próprio Edward classificava como: Demoníaco!



Edward Mordrake fora herdeiro de um título de nobreza na Inglaterra (que nunca reclamou), era belo, considerado um músico talentosíssimo e brilhante fidalgo, tinha de tudo para ser feliz. Mas carregava em sua nuca a tristeza de sua vida, pois Edward possuía, ali, uma outra face que todos diziam (inclusive Edward) ser desfigurada e "do mal". Algo absurdamente anormal que não comia, mas podia grotescamente rir e chorar.

Alguns relatos afirmam que era extremamente desconfortante observar diretamente aquele rosto. Relatam que os olhos expressavam inteligencia e raiva e seguiam as pessoas vagarosamente como se tivesse estudando aqueles que visualizava. Outros relatos apontam para uma espécie de sorriso sarcástico que lentamente se formava na desfigurada figura, como que se quisesse demonstrar um ódio oculto. Era quase impossível observa-la por muito tempo.

Quem mais sofria era, claro, Edward. Em seu confinamento e solidão afirmava ser impossível conviver com aquele "Demônio". Solicitou a todos os médicos a retirada da segunda face, mas seu pedido não poderia ser aceito; Edward morreria na cirurgia.

Boneco de Cera

Os relatos do "Homem de duas faces" são impressionantes. Ele afirmava que sua segunda face era o próprio demônio. Quando estava triste a face sorria e algumas vezes até gargalhava. A noite, rotineiramente, Edward era acordado na madrugada por sussurros da face deformada, eram palavras de ódio, palavrões e um choro enlouquecedor que tinham como objetivo afetar o pobre homem.

Aos 23 anos Edward Mordrake cometeu suicídio. O método se perdeu com o tempo, alguns afirmam que ele  envenenou-se, já outros que disparou um tiro bem entre os olhos da "Face demoníaca".  

A verdade é uma dúvida, contudo em sua carta de despedida deixou bem claro:

"Peço que retirem esse demônio de meu corpo antes que me eternizem em terra, pois pretendo e solicito dormir a eternidade sem os lamentos do inferno"

O pedido foi atendido pelos médicos Manvers y Treadwell que cuidavam do caso. Edwards foi enterrado (também um pedido seu) numa cova de terra barata e sem qualquer tipo de lápide ou escultura.

Alguns artistas homenagearam a pobre figura com algumas obras artísticas, categoricamente musicais.

Tom Waits escreveu uma canção sobre Edward Mordrake intitulada Poor Edward para sua ópera Alice Waits essa cancão está no álbum com mesmo nome.

Erling Wold escreveu uma ópera intitulada "Mordake", que estreou em San Francisco em maio de 2008.


30 comentários:

  1. Nunca imaginei tal caso.
    beijos!!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante não é Janice. É uma vida de tormentos, pobre coitado. Que bom que estou trazendo novidades para você. Grande abraço e até breve.

      Excluir
  2. O que mais me deixa pensando quando leio sobre pessoas com deformidades bizarras (isso também se aplica ao post sobre o Circo dos Horrores) não é tanto o incrível do fato em si, mas sim o efeito que essa condição deve ter tido sobre as mentes dessas pessoas. Talvez por ter sido um homem de condição social privilegiada, Edward Mordrake foi um dos poucos que tiveram a chance de registrar seus pensamentos para a posteridade - os infelizes que eram exibidos como atrações de circo nunca tiveram essa oportunidade, ninguém ligava para o que eles pensavam. E ninguém pode culpá-lo por se sentir como se sentia. Pode até parecer que a ideia de que o "outro rosto" falava com ele devia ser produto de sua imaginação perturbada (compreensivelmente perturbada, diga-se de passagem), mas talvez o que ele imaginava ser a voz de seu duplo fossem apenas as manifestações do lado obscuro de sua mente - um lado obscuro que todos nós temos - e que ele identificava com o bizarro companheiro que habitava a parte de trás de seu crânio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, como vai? Durante as pesquisas eu tentei encontrar algo que afirmasse se o caso era de gêmeo parasita, não obtive informação alguma. Pelos relatos poderia sim ser, pelas atitudes da face, contudo alguém com um rosto na nuca não poderia estar bem psicologicamente e sim, como você disse, também poderia ser caso de esquizofrenia. A verdade se perdeu com o tempo. Grande abraço e volte sempre.

      Excluir
  3. Mas Marcos, os relatos afirmam que o ser tinha reaçoes e açoes..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o nome dado á doença de Edward e as expressões e reacções dessa segunda face, era sim um gémeo parasita.
      As demonstrações de ódio, rancor, inveja intolerância, etc... que a face demonstrava é algo completamente normal naquele caso, e só mostra que ela tinha mesmo inteligência própria. Contudo, as deficiências motoras a impediam de expressar esses sentimentos e a origem deles de forma que as pessoas a pudessem entender.

      Imaginem uma pessoa que nasceu sem conseguir falar direito, sem braços nem pernas, sem corpo e confinado à parte de trás da cabeça de uma outra pessoa que controla tudo e a trata como um parasita ou simplesmente não lhe dá valor.

      Vamos chamar a essa cabeça Luis e á cabeça principal que controla o corpo, vamos chamar de Pedro.

      Durante toda a sua infância e adolescência o Pedro brincou com o que quis, aprendeu o que teve oportunidade e o que lhe interessou, foi ao teatro, cinema, leu livros, fez jogos com os amigos, teve a atenção dos pais, dos avós, dos amigos e comeu e bebeu coisas muito boas, e muito mais.
      Enquanto isso, o Luis que está preso e amarrado á parte de trás da cabeça do Pedro, ficou de costas para tudo isso. Enquanto o Pedro via uma peça de teatro, o Luis estava de costas, sem poder fazer nada. Toda a gente o olhavam com estranheza e desprezo, como uma aberração. Sempre que o Luis quisesse fazer alguma coisa, não conseguiria porque não passa de uma cabeça presa no corpo de outra pessoa. Já me devo ter feito entender onde eu quero chegar com este exemplo.

      Qualquer ser humano que desde o seu nascimento fosse obrigado a fazer tudo o que outra pessoa quisesse fazer e ainda por cima ter de ficar sempre de costas para tudo e todos, sem que ninguém lhe dê atenção, sem que ninguém lhe mostrasse afeto. Qualquer pessoa privada da sua liberdade desse jeito, sem poder nem sequer ter a opção de acabar com a própria vida, iria invejar a vida dos outros tanto a ponto de odiar todo mundo e de desejar tudo o que for de pior para todo o mundo. Alem disso, a maior percentagem de ódio de uma pessoa nessas condições seria para com a outra cabeça que controla tudo. A frustração e tristeza de uma pessoa confinada desse jeito deve ser no mínimo, insuportável.

      Por isso, é normal que essa segunda cara do Edward mostrasse ódio por todo mundo, e principalmente, é normal que quando estavam sozinhos, ele chorasse e murmurasse todo o tipo de coisas horríveis que desejava aos outros, por o simples facto de o ignorarem. Ele apenas estava exprimindo o que sentia.

      Excluir
  4. vish coisa do demonio o.o talvez a segunda face era uma face completamente oposta a dele e que quando ele estava triste ela ficava feliz e quando ele estava feliz a''face demoniaca '' estava triste... imagino como deve ser 1 inferno q essa segunda face fez na vida desse homem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que inferno hein Junior? O sujeito foi privado de tudo pela aparência e além de tudo isso ainda era atormentado. Esse sofreu mesmo! Grande abraço e volte sempre. E sim, acredito que ele possa ter sido um esquizofrênico, sem dúvida!

      Excluir

  5. Dizem que todos nós quando gerados somos dois, ou seja gêmeos, mais um acaba morrendo sem que mãe perceba, e que em raríssimos casos o espirito do feto morto nos acompanha em vida.Nesse caso pode ter acontecido, mas não morreu totalmente, e se juntou com o sobrevivente, assim atormentando.

    ResponderExcluir
  6. Não teho o que dizer sobre esse rapaz... deve ser extremamente triste sofrer de um mau como esse. Agora, poderiam fazer um filme para contar um pouco da história dele, com certeza seria um sucesso. Acho até que alguns filmes como Harry Potter se valeram da história desse pobre homem.
    Olhar para a foto da até uma agonia na cabeça...Surreal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emilie, como vai? Primeiramente obrigado pela visita. Realmente foi muito sofrida a vida desse homem. O que ele fez para merecer isso realmente não consigo imaginar. Se pensarmos em influencia muitos âmbitos podem ser vistos, até mesmo sobre a teoria da dupla personalidade. É uma história triste e sombria, sem dúvidas. Abraços e volte sempre!

      Excluir
  7. Ola venho convidar a participar de um site que reúne as melhores paginas de blogs e sites da internet dando uma forma nova de receber muita gente em seus site bastando indexar nosso banner junto com seus agregadores pois somos um agregador de pagina verifique cada vez que aberto abre um parceiro que nos enviou visitas através do banner hoje tenho orgulho em dizer que estamos gerando 10 visitas para cada visitas enviadas para nós, não perca o tempo adiciona o banner e logo em seguida nos avise no email contato@nunesiq.com que assim que notado o banner em seus site já iremos adicionar. veja www.nunesiq.com desde já grato.

    ResponderExcluir
  8. É impossivel não se aprofundar no fórum, o conteúdo é muito bom, e atrativo, e chamativo, claro que temos que levar em considerações lendas tão bem contadas, que mesmo sendo simples histórias, acabam correndo o tempo ao ponto de se tornarem reais...

    Parabéns novamente amigo Abraços

    ResponderExcluir
  9. Que terrível... Imagino o que o coitado passava sozinho com essa cabeça diabólica! Ah esse Blog é talvez o melhor que já vi,parabéns ao criador. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Muito intrigante, como diz o chavão há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia. Essas histórias nos fazem refletir sobre as obscuridades dos seres.

    ResponderExcluir
  11. Ta legal que a vida do Edward foi triste, mas pensem na outra face... Seria mt normal chorar por não poder fazer tudo q edward poderia. :/

    ResponderExcluir
  12. O rosto traseiro parece o Ray Manzarek do The Doors kk
    Mas fora a brincadeira, é difícil uma pessoa viver com um segundo rosto e sendo uma aberração, não ficar insana e suicida.
    Não vejo nada de demoníaco, é assustador porque pode acontecer com o filho de qualquer um.

    ResponderExcluir
  13. É bem intrigante e interessante. Como aquela face conseguia se expressar dessa forma?! Realmente... parece coisa de outro mundo.

    ResponderExcluir
  14. Que horror !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. A mente nos prega peças se não estivermos atentos... e no caso dele, provavelmente, a mente dele criou esse sentido "fantasioso" em cima dessa insatisfação dele com sua deformidade e o fez interpretar a outra face como "demoníaca", e que se formos analisar, significa algo que ele considerava "ruim", "contra ele", que tirava sua individualidade, acredito que seja bem por aí.

    ResponderExcluir
  16. éra isso oque a face demoniaca dele queria que ele fizesse o desejo dese demônio era ver ele morto,

    ResponderExcluir
  17. http://www.youtube.com/watch?v=zGci5Tlur9o VIDEO COM O LAMENTO

    Poor Edward
    Did you hear the news about Edward?
    On the back of his head he had another face
    Was it a woman's face or a young girl?
    They said to remove it would kill him
    So poor Edward was doomed

    The face could laugh and cry
    It was his devil twin
    And at night she spoke to him
    Things heard only in hell
    But they were impossible to separate
    Chained together for life

    Finally the bell tolled his doom
    He took a suite of rooms
    And hung himself and her from the balcony irons
    Some still believe he was freed from her
    But I knew her too well
    I say she drove him to suicide
    And took poor Edward to hell



    Poor Edward (Tradução)
    Você ouviu as notícias sobre Edward?
    Atrás de sua cabeça ele tinha outra face
    Era uma face de mulher ou de menina?
    Dizem que removê-la poderia matá-lo
    Então pobre Edward estava condenado.

    A face podia sorrir e chorar
    Era sua "companheira diabólica"
    E a noite ela* falava com ele
    Coisas ouvidas somente no inferno
    Mas eles eram impossíveis de separar
    Acorrentados pela vida.

    Finalmente o sino soou sua condenação
    Ele pegou quartos em uma suite
    E se penduraram nas grades da sacada
    Mas eu a* conheço muito bem
    Eu digo que ela* o levou ao suicidio
    E levou o pobre Edward pro inferno.

    * a face

    ResponderExcluir
  18. barbara.ferreira321gmail.com8 de ago. de 2013, 10:49:00

    Muito interessante essa historia e estranha ao mesmo tempo '-'

    ResponderExcluir
  19. Que medo..... me fez lembrar um pesadelo que tive hoje mesmo...Que horror, vou ficar com isso na mente por um bom tempo.

    ResponderExcluir
  20. Realmente a pior vida foi da segunda face...impossível a vida para ambas...insuportável...

    ResponderExcluir
  21. American Horror Story retratou um personagem baseado nessa história.

    ResponderExcluir