English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

USS INDIANAPOLIS - ATAQUE DE TUBARÕES

TRIPULAÇÃO
Todos nós aprendemos na escola que a segunda guerra mundial acabou após a explosão de duas bombas nucleares, uma em Hiroshima e outra em Nagasaki ambas no Japão. Aprendemos também que as bombas mataram (infelizmente) muitas pessoas e na maioria civis. O que não aprendemos é a história de como essa bomba foi parar lá.

A bomba foi criada através de um projeto estadunidense chamado Projeto Manhattan, esse projeto consistia em pesquisar, fabricar, enviar e explodir a arma mais mortal criada pelo homem até os dias de hoje: a bomba atômica.

Foram anos de pesquisa e produção até que no último ano da grande guerra ela foi enviada até as Ilhas Marianas por uma embarcação chamada USS Indianapolis. A embarcação cumpriu a sua missão e entregou a bomba com êxito. Só que o que estava para acontecer em seguida ninguém esperava.




Para se ter uma idéia do quão secreta era a missão, a embarcação com um total de 1.196 tripulantes era considerada inexistente, nem mesmo grande parte do alto-escalão do marinha estadunidense sabia que o Indianapolis deixara o porto rumo a algum lugar. Era como se o barco não existisse burocraticamente e amissão menos ainda, sendo assim navegava sem qualquer apoio ou respaldo.

Após a entrega a embarcação deslocou rumo as Filipinas, mas no meio do caminho foi abatido por torpedos de um submarino japonês I58 e naufragou. De toda tripulação sobraram 880 homens que ficaram a deriva somente com coletes salva-vidas e poucos botes. Neste momento iniciava o desespero desses homens que duraria cinco longos e inesquecíveis dias.

Na primeira noite, foram notados os primeiros tubarões que cercavam  vagarosamente a tripulação  a deriva. Havia pouca água e pouca comida. Havia também poucas armas e munições que foram utilizadas naquela noite para espantar os tubarões. 

Já no amanhecer do primeiro dia houve o primeiro ataque. O grito ecoou no oceano repleto de névoa matinal. Em seguida outro, outro e outro. no final do mesmo dia (Eu não acreditei) foram mais de 100 mortes. 

SUBMARINO JAPONÊS
Imaginem o medo! Estar numa guerra já deve amedrontar muito o cidadão. Agora imaginem. Explodem o navio em que você estava, você se salva e se sente bem, logo percebe que está a deriva e não virá socorro por causa da complexidade da missão. Para piorar quase não tem água nem comida e agora quando você imagina que não há nada mais horrível que isso. Você vê seus amigos sendo devorados por tubarões, do seu lado e o pior... você pode ser o próximo.

Foram cinco dias de puro terror e medo, do total de 880 homens sobreviveram somente 317 marinheiros, alguns morreram pela desidratação, mas a  maioria foi devorada por gigantescos tubarões de várias espécies.
SOBREVIVENTES


A marinha veio a saber do naufrágio sómente  5 dias depois, quando um avião da aeronáutica num voo rotineiro localizou por sorte os náufragos.

Segundo relatos os tubarões só pararam de atacar somente quando o último homem foi resgatado. Dizem que eles saltavam  tentando abocanhar aqueles que eram alçados pelo resgate que tentava desesperadamente afastá-los com disparos de armas de fogo, ou explosivos que eram jogados na água.

Estes marinheiros entregaram a pior arma do mundo, mas acredito eu que já pagaram por isso.









Tem até um filme sobre o ocorrido, abaixo o trailer. 






12 comentários:

  1. Que matéria fantástica! Imaginei a cena (inspirei-me), vou desenhar alguma história assim, ou quem sabe compor algo...

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salocin espero que saia uma grande história e um belo desenho. Abraços e até breve. valeu pela visita! Obrigado pelos elogios e comentários. Grande abraço!

      Excluir
  2. Nossa, a cada post que tô lendo, to achando esse site cada vez mais interessante
    Vlw por postarem tantas coisas assim ^^

    ResponderExcluir
  3. What goes around comes around...

    Karma is a bitch and ask for high payment back.

    Incrível, me deu arrepios. Mas milhares de inocentes morreram por causa dessa bomba e toda a populaçao mundial ainda treme ao ouvir falar da possibilidade de alguma outra. E mesmo que só tenham cumprido ordens, traçaram o próprio destino (e o de milhares de inocentes). Eu recusaria ser parte de uma missao como essa mesmo que apontassem uma arma pra minha testa.


    ResponderExcluir
  4. Essa história é de arrepiar,os caras abalaram o mundo enviando a bomba ao japão,mais acho que a coisa ficou bem preta para o lado deles tb. TUBARÕES SÃO MESMO ASSASSINOS ,e tem especialista no ramo que dizem que só atacam por curiosidade,pra mim essa curiosidade sempre foi FOME..!!

    ResponderExcluir
  5. o capitao desta missao que sobreviveu ao naufragio suicidou-se em 1968

    ResponderExcluir
  6. o capitao desta missao que sobreviveu ao naufragio suicidou-se em 1968

    ResponderExcluir
  7. Adorei a história. Desconhecia tais fatos.

    ResponderExcluir